20 Maio 2022 - 09:18

Continuam abertas as inscrições para graduação a distância em Letras e Biologia no Ifal de Penedo

arquivo - aquiacontece.com.br
A oferta é de 72 vagas, sendo 36 para cada curso

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) segue com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Cursos Superiores de Graduação a Distância ofertados via Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em Penedo, a oferta é de 72 vagas, sendo 36 para o ingresso de estudantes na licenciatura em Letras Português e 36 para Ciências Biológicas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho, gratuita e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico: exame.ifal.edu.br. São pré-requisitos ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No caso da cota D1, para a qual são reservadas quatro vagas em cada opção de curso, é também exigido que o candidato seja professor efetivo da Rede Pública de Ensino.

Como se inscrever

Caso seja o primeiro acesso no sistema de inscrição do site exame.ifal.edu.br, o candidato deve inicialmente preencher o cadastro com seus dados pessoais. Vale lembrar que o número do CPF não pode ser de outra pessoa. O segundo passo será clicar na opção inscrever-se do processo seletivo e fazer a checagem de todos os dados para possíveis correções, sendo de total responsabilidade do candidato o seu preenchimento correto.

No ato de inscrição on-line, é obrigatório anexar uma cópia digital (PDF ou foto legível) dos seguintes documentos: documento de identificação oficial com foto (frente e verso); histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; e boletim impresso de comprovação de participação de uma das edições do Enem, onde constem as notas obtidas em todas as provas do exame.

Para quem optar por concorrer na cota D1, será também necessário anexar documento que comprove vínculo como professor efetivo (concursado) da Rede Pública de Ensino. Na ausência do histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, pode-se apresentar uma declaração escolar que informe que a pessoa concluiu a escolaridade exigida pelo processo seletivo.

No espaço destinado à média geral, deve-se digitar as notas das cinco provas do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação. As notas não podem ser arredondadas, sendo necessário deixá-las com duas casas decimais. Em caso de dúvidas sobre o sistema de inscrições, o Ifal disponibiliza o e-mail dsi.copes@ifal.edu.br.

Método de seleção

Não haverá aplicação de provas. O processo seletivo será realizado em etapa única, usando exclusivamente a média geral obtida numa das edições do Enem. A classificação dos candidatos obedecerá a ordem decrescente da média geral de notas e o tipo de concorrência escolhida no ato da inscrição (ampla concorrência ou cotas). Serão considerados aptos apenas os candidatos com pontuação superior a zero em cada uma das provas que compõem o Enem.

A divulgação das listas preliminares de inscrições deferidas e indeferidas ocorrerá no dia 13 de junho, no site exame.ifal.edu.br, com prazo de um dia útil para interposição de recursos. Conforme o cronograma do processo seletivo, o resultado final e o edital de matrículas para os aprovados serão publicados no dia 16 do mesmo mês.

CLIQUE AQUI para conferir o edital.
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯