24 Outubro 2021 - 04:00

Ministério das Comunicações apresenta painel com evolução do programa Digitaliza Brasil

Ministério das Comunicações
Painel interativo do Digitaliza Brasil permite visualizar os dados a partir das fases

O Governo Federal, a fim de facilitar o acompanhamento do passo a passo do processo de digitalização do sinal de televisão no Brasil, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), tornou pública uma base de dados com recursos inteligentes, que reúne informações atualizadas sobre o Digitaliza Brasil. O programa foi criado para levar o sinal digital de TV a 1.638 municípios que contam apenas com o sinal analógico.

Para ter acesso, basta acessar a página www.gov.br/mcom/digitalizabrasil. A ferramenta é simples e intuitiva, composta como um painel interativo, criado pelo MCom em parceria com a Seja Digital – entidade responsável por operacionalizar a digitalização do sinal de TV. Ela garante transparência ao andamento do programa e permite que a população fique por dentro dos indicadores de resultado. Os dados são atualizados automaticamente conforme o andamento dos processos.

"O Digitaliza Brasil é um programa para os brasileiros, por isso é essencial que toda a sociedade esteja bem-informada sobre o que está acontecendo. A ferramenta simplificada permite esse acompanhamento do cronograma de implantação das estações digitais”, reforça o secretário de Radiodifusão do Ministério, Maximiliano Martinhão.

No painel interativo é possível visualizar os dados organizados a partir das fases, das unidades da federação ou dos municípios. A ferramenta informa o número de cidades convocadas, canais, quem já solicitou adesão ao programa, quantos foram qualificados para receber a infraestrutura e quais termos de adesão já foram assinados.

Processo de Digitalização
De acordo com a base de dados do MCom, 1.050 municípios já foram convocados para aderir ao Digitaliza Brasil. O número representa 64% do total de cidades aptas a receber o sinal digital por meio do programa (1.638). Das prefeituras chamadas, 98% (1.029) já solicitaram adesão.

No entendimento do presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto, o retorno positivo por parte das prefeituras reflete a importância do Digitaliza Brasil para o todo o país. "Esta resposta rápida demonstra a preocupação das lideranças municipais para que o serviço de TV tenha continuidade nessas comunidades, com melhor qualidade e mais opções de canais e conteúdo. É uma forte evidência do acerto e da visão da política pública definida que vem sendo implementada", pontua.

Na fase atual, o Digitaliza Brasil chegou a dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Juntos concentram 15 milhões de brasileiros, 65% do total de pessoas que serão beneficiadas com o programa (23 milhões).

por Ministério das Comunicações

Comentários comentar agora ❯