05 Outubro 2009 - 17:16

Idosa é deixada em fila por prepotência de atendente

Paulo Cesar - aquiacontece.com.br
Dona Rosália afirma que foi debochada pela funcionária da Prefeitura de Penedo

A comemoração do Dia Nacional do Idoso que aconteceu há menos de uma semana com diversas ações culturais e festivas em todo o país, parece não ter surtido efeito louvável em Penedo. Na manhã desta segunda-feira (05), a senhora Maria Rosália dos Santos, 79 anos, que reside no povoado Ponta Mofina, seguiu para a zona urbana da cidade para realizar alguns exames. A vinda de dona Rosália foi indicação do médico que atende no povoado, a quem ela rendeu elogios de bom atendimento, educação e hospitalidade.

Chegando ao Centro de Saúde III, antigo SESP, a senhora de 79 anos recebeu a orientação de uma atendente, relativo a sua espera na fila que havia para o recebimento dos serviços procurados pela idosa. O filho da senhora, identificado como Edenilton, reclamou da falta de respeito ao estatuto do idoso que garante atendimento diferenciado para maiores de sessenta anos, dando prioridade no atendimento em qualquer fila.

Chateada com a reação do filho da senhora Rosália que buscou garantir o direito da mãe, a atendente mandou os dois provarem a ela que existia tal lei e num gesto de puro deboche, mandou que eles trouxessem e colocassem em cima de sua mesa para que ela pudesse comprovar a veracidade do que eles, mãe e filho estavam falando.

A lei que o Edenilton estava se referindo é a 10.741/03 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Nela é garantido o direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, à boa qualidade do meio ambiente, ao respeito, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à sociedade e à família, a proteção e garantia de sua aplicação.

Até o momento a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo não se pronunciou sobre o lamentável acontecimento que contrariou toda a festa realizada pela Secretaria de Assistência Social realizada no Dia do Idoso para comemorar as conquistas alcançadas em Penedo. O Ministério Público deve se posicionar sobre o descumprimento da Lei e oferecer a denúncia cabível a justiça a fim de evitar novos atos insanos de colaboradores da administração pública.

 

 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Jairo Se for concursada, reciclagem já, pois está cada vez mais comum profissionais da área de saúde tratar pessoas como se estas fossem estorvos,sendo que necessitam apenas de assistência.Agora se for contratada...Minha filha...Tú tá MAMANDO, não esqueça disso...
  • Roberto Simplismente lamentável!!!! Infelizmente a perspectiva de melhorias em nossa cidade é quase remota e as atidudes de desrespeito com os direitos do cidadão irão persistir, pois, essa admininistração que aí está, parece que seu objetivo é se vingar do povo de Penedo!!!
  • ANTONIO Atendente do C. Saúde III. Antes de falar besteiras, estude um pouco mais sobre os benefícios dos idosos, deficientes, gestantes e mulheres gestantes. Eles têm prioridades nos atendimentos. A lei garante tais benefícios.
  • CLEONICE CERQUEIRA BARBOSA essa atendente mostrou sua incompetencia. È desatualizada e ignorante. Precisa ser demitida a bem do serviço público, e para o bem da sociedade cumprir pena de reclusão em regime fechado.
  • Marinalva Esta não é a primeira e nem a última ,que pessoas mais velhas não são respitadas nos postosde saúde de Penedo. aconteceu ñas duaGestão passada e nesta Gestão. Pois minha mãe foi tomar vacina para hepatite B receitada pelo médico e a enfermeira disse que ela não podia tomar, a a vacina só servia para pessoas até os 40 anos, e minha mãe tem + de 50, com toda má vontade a enfermeira aplicou a vacina, na 2ª dosagem a enfermeira estava de férias e minha mãe tomou a 2ª dosagem + a 3ª n consegui.
  • LADILSON essa atendente deve ser mas umas das desqulificadas que teiman em se achar a dona do setor onde trabalha mas como sempre sem punição não a solução não é minha querida Penedo
  • edvaldo mande esta pessoa voltar a sala de aula, e ler mais soubre estatuto
  • Nani Rodrigues O descumprimento ao Estatudo do idoso é algo sério e deve ser investigado. Para a funcionária que desconhece a lei, tenho o prazer de apresentá-lá: LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
  • Nani Rodrigues Agora em especial, o parágrafo que a referida atendente, diz desconhecer: Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: I - atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores Os artigos 55 e 56 do referido estatuto, versam sobre A PENA e MULTA aplicadas aos infratores dessa lei. Sugiro ao Sr. Edenilton que procue um Assistente Social competente, e leve o caso aos orgaos competentes.
  • Nani Rodrigues A SMS deve ficar atenta, porque corre o risco de ter instituicao fechada como previsto nos artigos 55 e 56 do estatuto, por descumprimento da lei. A fiscalizacao se faz mais que necessaria, essa atendente, nao tem a competencia devida para exercer tal funcao!
  • Mari das Dores A bem da verdade, é bom q se diga, enquanto essa administração estiver no comando do nosso município, as coisas irão sempre de mal a pior, pois eu quero q alguém mostre o q anda bem, o q podemos dá uma nota melhor q ruim. Mas como DEUS é pai e ñ padrasto, mto em breve tudo isso será passado, mas um passado tão negro q com fé em JESUS CRISTO será um mal cortado pela raiz. E cá p nós, povo de penedo, ñ era a toa q o comercial na tv dizia, 4 anos é mto tempo! E olha q só se passaram 365 dias!
  • Atendente consultorio !!! Provavelmente esta tal atendente não tem avó ou mãe, alguém q precise também de previlegios... mas... quem faz aqui, paga aqui. ;-)
  • Renata Dona Rosália procure seus direitos, denuncie essa atendente para isso existe delegacia do idoso. Mais é lamentavél uma coisa dessa natureza acontecer, educação vem de berço, respeitar os mais velhos acima de tudo é questão de carater e respeito.