06 Setembro 2019 - 08:36

Equipe do Ifal Penedo conquista prata na 5ª edição da Olimpíada Geo-Brasil

Assessoria
Equipe foi orientada pelo professor Lucas Suassuna.

A participação inédita do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo na Olimpíada Geo-Brasil (OGB) rendeu a conquista do certificado de Medalha de Prata à equipe Tornado Alagoano, formada pelos estudantes Guilherme Santos Braz, Ana Ketelly Santos de Melo e Heloíse do Nascimento de Lima, todos do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool integrado ao ensino médio.

Sob a orientação do professor de Geografia, Lucas Suassuna Wanderley, o grupo foi o único do campus a se inscrever na edição 2019 da competição nacional e concluiu com êxito as três fases de provas on-line que precedem à prova final e presencial marcada para acontecer em outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

O aluno Guilherme Braz é um entusiasta de olimpíadas do conhecimento e foi dele a iniciativa de formar a primeira equipe para participar da OGB.Para o aluno Guilherme, o desempenho obtido pela equipe, além de motivo de comemoração, serve de incentivo a outros estudantes que veem a possibilidade de premiação em olimpíadas do conhecimento como algo distante ou impossível. “Vejo tantas pessoas que realmente gostam de certas disciplinas, colegas bons em diferentes áreas, mas que têm receio de participar dessas competições”, disse o estudante, que é experiente no assunto. Desde seu ingresso no Ifal, ele já participou de olimpíadas nacionais de Química, Física, Ciências, Astronomia, Biologia e Matemática. Esta última, inclusive, rendeu-lhe duas menções honrosas (edições 2016 e 2017 da Obmep).

Segundo as alunas Ana Ketelly e Heloíse, a participação na Olimpíada Geo-Brasil foi uma iniciativa do Guilherme, que tem mais afinidade com assuntos de geografia física e convidou as colegas de sala para formar a equipe por saber que elas gostam da parte de geografia humana. Uma combinação cujo resultado foi o certificado de Medalha de Prata regional do estado de Alagoas.

Sobre as fases on-line da OGB

A competição nacional, que está em sua quinta edição, engloba a V Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). As fases on-line foram realizadas no período de 5 a 24 de agosto. Tanto na primeira quanto na segunda, os participantes tiveram que responder 20 questões de múltipla escolha ou cumprir tarefas. Já na terceira, o número de questões foi reduzido a 10, porém, o nível de complexidade subiu. Os melhores desempenhos da equipe do Ifal Penedo ocorreram nas fases 2 e 3, nas quais obtiveram um percentual de acerto de cerca de 80%. A nota geral do grupo nas provas on-line foi 1.125,93 de um total de 1.500 pontos.

Os melhores desempenhos da equipe ocorreram nas fases 2 e 3, com cerca de 80% de acertos.Cada fase teve a duração exata de seis dias. As questões ou tarefas eram lançadas às segundas-feiras e finalizadas aos sábados, último dia para que os participantes enviassem as respostas definitivas à página oficinal da olimpíada. Além do trabalho de pesquisa bibliográfica e de encontros presenciais para a discussão das questões, a equipe Tornado Alagoano criou um grupo em aplicativo de rede social para facilitar a comunicação ao longo de cada semana.

“O formato das provas e a ampla proposta temática despertou o interesse dos estudantes, proporcionando um aprimoramento da capacidade de interpretação dos fenômenos geográficos. Praticamente, todos os pontos exigidos no ensino médio foram contemplados nas provas”, afirmou o professor orientador, citando alguns dos assuntos explorados nas três fases on-line: geografia da população, geografia agrária, geografia urbana, geopolítica, orientação e cartografia, geomorfologia, climatologia e biogeografia. “Além ampliar o horizonte de conhecimento dos alunos, a participação na olimpíada contribuiu com o aprimoramento das habilidades de trabalho em equipe. Foi realmente uma experiência ótima”, destacou Lucas Suassuna.

Penedo não foi o único campus do Ifal com conquistas na 5ª Olimpíada Geo-Brasil. De Alagoas, as duas equipes classificadas para a fase final e presencial na cidade de Campinas, em São Paulo, são dos campi Palmeira dos Índios e Viçosa. Já na unidade de Piranhas, três equipes foram certificadas com medalhas de bronze.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯