07 Março 2021 - 19:06

Penedo e todo o Baixo São Francisco regridem para Fase Laranja a partir de 0 hora desta segunda, 08

AMA/AL
Governador Renan Filho tenta conter o avanço da Covid-19 em Alagoas

O governador Renan Filho (MDB) anunciou neste domingo, 7, que todo o Estado de Alagoas mudará de fase a partir da meia noite de hoje, com duração até 0h da segunda-feira da próxima semana, dia 15. A cidade de Penedo, como toda região do Baixo São Francisco irá para Fase Laranja, além desta região, também passam para esta fase, Maceió, região Metropolitana, Litoral e Zona da Mata. Passam para a fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado, todo o Agreste e Sertão do Estado.

Na Fase Laranja, os bares e restaurantes funcionam de 6h até 20h, de segunda a sexta, e fecham aos finais de semana. Funcionarão com 30% de sua capacidade, as igrejas e as academias. Além disso, os clubes devem ser fechados aos finais de semana. Já as cidades que estão na Fase vermelha, bares e restaurantes só poderão funcionar pelo sistema de delivery. Academias ficam fechadas e apenas os serviços essencias funcionarão, como supermercados e farmácias, por exemplo.

A medida foi tomada após a secretaria estadual de Saúde divulgar, no dia de ontem, que a taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI em Alagoas, atingiu 81%. Renan Filho ainda anunciou que se o Ministério da Saúde cumprir o cronograma de entrega de vacinas, Alagoas pode chegar até o final de abril vacinando todas as pessoas com mais de 60 anos de idade. Já no mês de março, a expectativa do govenador é vacinar todas acima de 60 anos.

Além do governador, participaram do anúncio os secretários, Alexandre Ayres, da Saúde; e Fabrício Marques, do Planejamento, além do presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley. "É preciso interromper algumas iniciativas para reduzir o contágio e garantir às pessoas que quem adoecer, será tratado. Se as novas cepas forem mais contagiosas, será mais difícil para o Estado”, disse o governador Renan Filho.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deste domingo (07/03), confirma mais 617 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 135.566 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.124 estão em isolamento domiciliar. Outros 128.704 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 13.186 casos em investigação laboratorial. Foram registradas nas últimas 24 horas, 14 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.087 óbitos por Covid-19.

Fase Laranja:
– Bares e restaurantes, 50% da capacidade e de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, fechando aos finais de semana;
– ônibus, funcionando com 50% de capacidade;
– Templos religiosos e academias, funcionamento com 30% da capacidade;
– Marinas e Clubes Náuticos: fechados em fins de semana;
-Suspensão de todos os eventos, pessoais e comerciais;
– Suspensão de boates, casas de shows e similares.

Fase vermelha:
– Bares e restaurantes, apenas no sistema delivery;
– Academias, igrejas e templos religiosos, fechados;
– Comércio não essencial, funciona durante a semana em horário reduzido e fechado aos finais de semana.
 

por Roberto Lopes

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.