09 Julho 2019 - 08:37

Deixado para morrer: Bombeiros resgatam cão trancado há meses em residência de Penedo

Ascom -Corpo de Bombeiros
Cão da raça Dogue Alemão foi apelidado de "Guerreiro”

Nesta segunda-feira, 8, um cão finalmente pôde respirar aliviado. Isso porque militares do Corpo de Bombeiros resgataram o animal que havia sido abandonado pelo próprio dono em uma residência da rua Surubim, no Bairro Raimundo Marinho, em Penedo.

Após denúncia nas redes sociais, os bombeiros foram ao local indicado e constataram o fato. Com sinais de maus tratos e muito magro, o cão estava, há aproximadamente seis meses, amarrado em um dos cômodos da casa que fica na parte alta da cidade.

Segundo relatos de moradores da localidade, os donos da residência haviam mudado de endereço e deixaram o animal, que era usado como reprodutor para trás. Preso, ele chegava a comer as próprias fezes para sobreviver.

Depois do resgate, o animal, da raça Dogue Alemão, foi levado a uma clínica da Cohab, onde foi medicado. Segundo o veterinário o cão chegou com a musculatura fragilizada, desnutrido e com problemas na articulação. Ele também apresentava ferimentos pelo corpo, pois estava deitado boa parte do tempo.

“Ele chegou na clínica caquético, magro, só pele e osso. Está anêmico e não consegue levantar. Um hemograma foi feito e estou esperando o laboratório retornar. Dei dois comprimidos para ele, para melhorar sua articulação”, disse Wanderson Nemésio.

O veterinário contou também que "Guerreiro", como foi apelidado por funcionários da clínica, chegou com uma focinheira, pois estava agressivo. "Ele precisou ser contido, o que é normal já que estava sendo maltratado. Comigo ele se acalmou e está respondendo bem ao tratamento. Seguimos com a medicação", completou.

Após tratamento na clínica veterinária o animal deve ser levado para um novo lar pela Associação Penedense de Proteção Animal (APPA).

Apesar da constatação do crime de violência contra animais, que pode resultar em detenção de até 6 anos de acordo com Código Penal Brasileiro, ninguém foi preso.

Um outro caso que chamou a atenção de penedenses foi um ataque de pitbull que estava sem focinheira. Nesta segunda uma moradora do Loteamento do Ouro Verde postou em sua rede social a imagem de um cão ensanguentado logo após o ataque. Para os vizinhos a tutora do pitbull alegou que levaria o animal ferido ao veterinário e ainda chegou a colocá-lo no carro, mas na clínica o cão não chegou. Até o momento ninguém sabe o paradeiro do animal.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Rebeca tem alguma campanha de doação para ajudar o guerreiro? Alguma conta pra depositar ?
  • Lidiany Nos da APPA estamos realizando um festival de doces e salgados para ajudar nas despesas do Guerreiro na clínica. Será no próximo dia 27 no espaço Rochedus próximo ao Ifal. Quem puder ajudar pode ir diretamente na Clínica do Dr. Wanderson Nemesio pois o cão se encontra lá.