10 Fevereiro 2018 - 12:03

Fotos: “Lavagem do Rosário” atrai milhares de foliões ao percurso do frevo em Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Evento marca a abertura dos festejos de momo na cidade

A segunda semana do mês de fevereiro foi bastante animada na histórica cidade dos sobrados. Milhares de pessoas se dirigiram ao percurso do frevo para prestigiar a tradicional “Lavagem do Rosário”, no Centro Histórico de Penedo.

A lavagem, que marca a abertura dos festejos de momo na cidade, aconteceu ao som de atabaques, onde as baianas abriram o desfile percorrendo a Avenida Getúlio Vargas, indo até o corredor da folia.

O cortejo seguiu pelo Rosário Estreito, para a última parte do tradicional ritual, a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário, que dá nome ao logradouro onde acontece toda a festa. Com vassouras em punho, as baianas resgatando a tradição, com muita água de cheiro e flores, lavaram os degraus, pediram e agradeceram aos orixás.

Após os ritos dos adeptos de religiões de matriz africana, a festa seguiu com a Batucada Unidos do Bairro e a agremiação Bumba Meu Boi, de Maceió, que com um espetáculo de ritmos e cores celebrou à cultura popular, em grande estilo.

Depois disso, o evento continuou com o desfile dos blocos La Vem Elas, Sulamita, Boneca Raquel e Tadeu e seus Bonecos. Já por volta das 21 horas o bloco do Comerciário desceu as principais ruas de Penedo arrastando milhares de foliões ao som contagiante de Julinho Porradão.

Quem ficou curtindo a festa nas imediações da Praça Marechal Deodoro teve a oportunidade de prestigiar a apresentação da orquestra Frevo Jatobá Jazz. Nesta edição da “Lavagem do Rosário” os foliões poderem curtir a presença da orquestra Pitanguinha, que percorreu o corredor da folia (Rua Barão do Rio Branco e Rua João Pessoa). As orquestras Ases do Frevo, Frevo e Folia e Frevo Temperado também colocaram todo mundo para dançar ao som de tradicionais marchinhas de Carnaval.

Clique AQUI e confira as fotos 
 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.