10 Julho 2009 - 10:53

Prefeitura e Governo realizam II Fórum Regional em Dependência Química

Assessoria

A Prefeitura Municipal de Penedo e o Governo do Estado de Alagoas, realizaram nesta quinta-feira (9), no Sindspem- Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Executivo Municipal, o “II Fórum Regional em Dependência Química na Estratégia da Redução de Danos” dos Municípios que compõem a 2ª região: Penedo, Igreja Nova, Boca da Mata, Anadia, Coruripe, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Real do Colégio.

Foi abordada a questão das drogas licitas e ilícitas, a dependência química e o tratamento para se abandonar o vício, as drogas em evidencia como o crack e a “noia”. O palestrante Abel Cordeiro, medico psiquiatra da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, falou sobre o desafio de se prevenir, tratar e reabilitar os usuários de álcool e outras drogas , sendo esse um problema de saúde publica.

Para o Psiquiatra, nesse processo é muito importante a relação do paciente com seu médico, sendo preciso que o profissional abandone seus preconceitos para poder lidar com essa problemática. Ele explicou que muitas vezes a droga aparece como uma pílula da felicidade, que a pessoa utiliza no intuito de querer se livrar dos seus problemas e frustrações, mas que tem como conseqüência a dependência, alteração de comportamento e transtornos psiquiátricos como: esquizofrenia, TOC - transtorno obsessivo compulsivo entre outros.

Segundo Abel Cordeiro nessa batalha uma estratégia importante é a da redução de danos, pois muitas vezes, o dependente químico não consegue largar o álcool ou as drogas devido ao sofrimento que causa a abstinência dessas substancias. Por isso ao realizar nos pacientes a substituição da droga por outra, com efeito, menos danoso se consegue bons resultados.

A Psicóloga Genelva Costa, abordou o tema tabagismo e sua conseqüência para a saúde. Falou sobre a história do consumo de tabaco no mundo e como ao longo do século XX esse costume se popularizou, passando a ser símbolo de status e glamour. Porém na atualidade com as descobertas do efeito danoso do tabagismo, as nações começaram a combater a prática. Exemplo disso foram as proibições da propaganda de cigarro e até do ato de fumar em alguns locais.

O Prefeito Alexandre Toledo, falou da preocupação existente na sociedade sobre o uso de álcool e drogas, pois esse consumo tem como conseqüências, o clima de violência que domina as cidades brasileiras.

 

 

por Com informações da Secom/PMP

Comentários comentar agora ❯