14 Março 2019 - 15:27

Áudio: Após entendimento entre estados, projeto da ponte Penedo/Neópolis será apresentado na China

Roberta Feitosa - aquiacontece.com.br
Vice-prefeito, Ronaldo Lopes, foi entrevistado nesta quinta, 14, pela radialista Martha Martyres

Após entendimento entre os governos de Alagoas e Sergipe, o projeto executivo da ponte Penedo/Neópolis será apresentado para um grupo formado por 12 grandes empresas chinesas para que os recursos necessários para a execução da obra sejam garantidos.

Para falar sobre o assunto, o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, concedeu entrevista ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 14 de março.

Lopes iniciou sua participação no programa líder em audiência na região do Baixo São Francisco fazendo um breve histórico sobre todo o processo desenvolvido para que o projeto executivo da ponte fosse confeccionado e a luta travada com o Governo de Sergipe para mostrar a viabilidade da obra entre Penedo e Neópolis.

“Ainda na gestão do governador Teotônio Vilela, época em que eu ocupava o cargo de diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas, foi criada uma comissão para se discutir a questão da ponte. No entanto, não conseguimos avançar muito porque desde então Sergipe queria a ponte entre Brejo Grande e Piaçabuçu”, declarou.

“O tempo foi passando, os governos não chegaram a nenhum entendimento e eu acabei saindo do DER. Enquanto o governo de Alagoas, à época, passou a deixar o assunto em segundo plano, o então governador sergipano, Marcelo Deda, continuou trabalhando a questão, tanto que um projeto básico começou a ser confeccionado”, acrescentou.

Com o apoio do senador Renan Calheiros e do até então deputado federal Renan Filho, o sonho dos ribeirinhos começou a dar passos importantes. Logo após assumirem a prefeitura, Március Beltrão e Ronaldo Lopes, prefeito e vice, respectivamente, foram até Brasília e conseguiram que os parlamentares alagoanos enviassem recursos, através da Codevasf, para que um projeto executivo e de viabilidade econômica e ambiental fosse confeccionado, ultrapassando assim o estado de Sergipe.

Agora, com o projeto pronto e doado ao Governo de Alagoas, o governador Renan Filho viajou até Aracaju, onde teve audiência com o governador Belivaldo Chagas. No encontro, o governador de Sergipe disse que está à disposição para colaborar com a viabilidade do projeto por entender que obras de mobilidade trazem desenvolvimento para os dois estados.

Ainda segundo o vice-prefeito Ronaldo Lopes, com o fim da divergência entre os dois estados, o que foi um passo fundamental, o governador, com base em convênio assinado entre Brasil e China ainda no Governo Temer, vai ter um encontro com diretores de empresas chinesas, que já estão com o projeto executivo da ponte Penedo/Neópolis em mãos.

“No Governo Temer foi assinado um convênio onde uma associação de empresas da China se comprometeu em investir no Brasil. O projeto da ponte já foi enviado para os chineses que mostraram interesse na obra, mas pediram uma audiência com o governador Renan Filho, que deve viajar para a China em breve. Na oportunidade, não será discutida apenas a questão da ponte, mas também outras grandes obras importantes para Alagoas”, complementou Ronaldo Lopes.

Depois de construída, a ponte terá extensão aproximada de 1.072 metros e largura de 21,10 metros. Os acessos estão calculados em 12 metros. O projeto incluirá ainda passeio e ciclovia, cada qual com largura estimada de dois metros. O custo total da obra está estimado em aproximadamente R$ 320 milhões.

Na entrevista, o vice-prefeito falou também sobre outros assuntos. Clique no player acima e confira na integra!
 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.