14 Junho 2017 - 09:03

Dia de Corpus Christi será celebrado com vasta programação em Penedo nesta quinta, 15

A Diocese de Penedo preparou uma programação especial para celebrar nesta quinta-feira, 15, o dia de Corpus Christi, expressão em latim de significa Corpo de Cristo. Celebração eucarística, pregação, terço, animação e procissão são algumas das ações previstas para acontecer nesta data.

De acordo com as informações repassadas ao portal de notícias aquiacontece.com.br, a programação terá início a partir das 14 horas na quadra do Colégio Diocesano de Penedo, com apresentações. Em seguida, os fiéis deverão participar da pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento. Posteriormente, por volta das 16 horas terá início a celebração eucarística.

Paralelo a isso, assim como em anos anteriores, representantes de pastorais, movimentos e instituições ligadas a Diocese vão trabalhar na confecção do grande tapete de pó de serra, com ícones litúrgicos, pelas principais ruas da cidade, dando um toque bastante especial ao ato religioso que todos anos conta com a participação de milhares de católicos penedenses.

Ao término da programação religiosa na quadra do Colégio Diocesano de Penedo, por volta das 17h30min, a imagem que representa o “Corpo de Cristo” será conduzida em carro aberto com destino a Igreja Matriz de Penedo, a Catedral Diocesana, local onde o bispo Dom Valério Brêda deve explicar aos presentes a importância da data e como ela deve ser tratada pelos seguidores do catolicismo. Em seguida será dada a benção final.

Celebração da data teve início em 1193

Para a Igreja Católica, o feriado é uma continuação da Quinta-feira Santa, quando é celebrada a instituição da Eucaristia. De acordo com a doutrina, Cristo continua entre os humanos através do corpo e do sangue, representados pelo pão e o vinho. A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.

Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa religiosa que já acontecia em algumas regiões do mundo. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯