17 Setembro 2020 - 10:35

Ideb: município de Penedo ultrapassa metas estipuladas pelo Ministério da Educação

Divulgação
Nas series finais, o município fica entre os 10 com melhores notas no estado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, e os resultados mostram que o município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, ultrapassou as metas estipuladas pelo Governo Federal.

A nota dos dois níveis do ensino fundamental que compreendem os antigos primário e ginásio, ultrapassou as metas estabelecidas na rede municipal de ensino. Para as turmas do 4º e 5º ano, o Município alcançou a nota de 5,5 em 2019. A meta a ser atingida para Penedo era de 5,0.

Já para o fundamental 2, que contempla o 8º e 9º ano, o IDEB de Penedo foi 5,0, sendo que a nota necessária a ser atingida era de 3,8.

Para a secretária de Educação do município de Penedo, Cintya Alves, o resultado do Ideb reflete a seriedade do trabalho em equipe que é desenvolvido por todos os servidores da Semed e, principalmente, a dedicação daqueles que estão no dia-a-dia nas escolas municipais exercendo com maestria suas funções.

“Esse é o resultado de um trabalho em equipe, onde buscamos unir gestores, professores e pais para que todos juntos estejam comprometidos na qualidade do ensino. Investimos muitos em infraestrutura, melhorando nossas escolas, e na capacitação dos nossos professores, de modo que o resultado não poderia ser outro. Parabenizo a nossa Educação, por atingir a meta, mas ainda sabemos que podemos mais, porque educar e ensinar, é uma tarefa contínua que exige amor e muita dedicação”, destacou.

Em Alagoas, Penedo aparece na 14ª posição no ranking do Ideb para series iniciais. Nas series finais, o município fica entre os 10 com melhores notas no estado que possui 102 municípios.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.