18 Setembro 2019 - 16:27

Servidores Públicos da Semed Penedo participam de treinamento sobre primeiros socorros e prevenção a incêndios

Secom - PMP
O treinamento é fruto de uma parceria entre a Escola de Governo e 6º GBM

Servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação estão participando nesta quarta-feira (18) das palestras: “Atendimento Pré-hospitalar” e “Prevenção a principio de incêndio”, nos turnos matutino das 08h às 12h e das 14 às 18h (turmas diferentes).

O treinamento é fruto de uma parceria entre a Escola de Governo da PGM-Procuradoria Geral do Município e 6º GBM- (Grupamento de Bombeiro Militar), sediado em Penedo.

O objetivo principal é capacitar os servidores públicos para agirem em casos em que seja possível realizar procedimentos de primeiros socorros como engasgo, parada cardíaca, crise convulsiva, queimadura, hemorragia e mordida de animais peçonhentos .

Também foram abordadas as principais causas de incêndio e se propaga, mostrando como as pessoas devem agir em cada situação, de modo a prevenir a ocorrência de incêndios e até mesmo resolver pequenos incidentes, muito comuns no dia a dia.

Atendimento pré hospitalar

Durante a palestra sobre atendimento pré-hospitalar, os servidores públicos puderam aprender e tirar suas dúvidas sobre como procederem em alguns casos emergenciais e assim aplicarem os primeiros socorros, enquanto o paciente aguarda por atendimento médico.

Um exemplo disso foi como desengasgar alguém que comeu algum alimento e o mesmo ficou preso na garganta. Militares do Corpo de Bombeiros mostraram, por meio de simulações, como devem ser realizados esses procedimentos, sem que isso possa causar algum dano à pessoa que esteja passando por uma situação do tipo.

Outro exemplo foi com relação à parada cardíaca, na qual um procedimento mal executado pode até piorar o quadro da vítima, ensinando aos presentes como é feito o procedimento de reanimação nas circunstancias corretas, o que pode salvar vidas.

Além disso, foram explicados os procedimentos necessários para crise convulsiva, hemorragia, mordida de animais peçonhentos e queimaduras, detalhando os principais tipos e seu nível de gravidade.

Sobre esse último foi explicado que não se deve de forma alguma aplicar no local da queimadura nenhum tipo de produto, como: Café, pasta de dente, sal, entre outros, sob risco de agravar o quadro, devendo apenas colocar aplicar água corrente e colocar um pano úmido na região afetada.

Prevenção a princípio de incêndio

A palestra proferida pelo Sargento Evânio e Soldado Celsio teve início destacando-se a importância de ter o conhecimento necessário para proceder em casos de principio de incêndio, evitando assim que algo que pode ser facilmente resolvido transforme-se em um incêndio de grandes proporções.

Foi abordado a diferença entre fogo e incêndio, na qual o primeiro é algo controlado, diferentemente do incêndio que é caracterizado por estar fora de controle e pode provocar danos materiais e a vida do ser humano.

Durante a explanação foram mostradas as técnicas de prevenção e os equipamentos de combate a incêndios e os materiais e equipamentos disponíveis do Corpo de Bombeiros, tipos de extintores e formas de combate a incêndios.

Também foi citado situações prováveis de ocorrer no dia-a-dia, como vazamento gás de botijão, na qual foi feita uma simulação para mostrar na prática como proceder.

Entre as principais medidas que devem ser adotadas para prevenir incêndios estão: A existência de extintores em local facial , carregado e revisado; revisão das instalações elétricas do imóvel, desligar todos os aparelhos elétricos antes de sair, não sobrecarregar as tomadas com dispositivos tipo “T’” , não usar o celular na tomada e não fumar em local proibido.

por Secom - PMP

Comentários comentar agora ❯