21 Novembro 2012 - 18:01

Áudio: Zona rural de Penedo também sofre com a falta da coleta de lixo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Cooperativa 2º Núcleo também sofre com o mesmo problema

Na terça-feira (20), a nossa reportagem flagrou a falta da coleta de lixo em alguns pontos do centro de Penedo, inclusive, o protesto de comerciantes que passaram a pagar pelo trabalho que deveria ser realizado pela prefeitura. E, na manhã de hoje, recebemos denúncias vindas de moradores da zona rural da cidade. Residentes nos povoados, Campo Redondo, Cooperativa 2º Núcleo e Itaporanga, afirmam que estão passando pelo mesmo problema, há pelo menos 15 dias. A secretaria de Obras explica que, os atrasos foram motivados pelo feriado prolongado.

A moradora do Povoado Itaporanga, Maria José, contesta a explicação do secretário de Obras. De acordo com ela, a coleta no local não é realizada há pelos menos 15 dias. “O lixo está acumulando na porta, a gente espera alguma atitude do prefeito. Perece que a cidade não tem mais gestor. Ele perdeu as eleições, mas ainda é o prefeito de Penedo”, criticou a moradora do Povoado Itaporanga.

Já no povoado Campo Redondo, até a Escola Municipal de Educação Básica Professor Arlindo Ferreira de Moraes, sofre com a falta da coleta. Na porta da unidade de ensino, o lixo também se acumula. O morador do distrito, Fábio da Silva, afirma que após as eleições a comunidade foi abandona. “Aqui vai fazer um mês que não vejo um caminhão de coleta passar. Depois das eleições, tudo foi abandonado”, declarou.Cone Freire - aquiacontece.com.br

Coleta na Zona Rural foi prejudicada pelo feriadão

O secretário de Obras de Penedo, Mário Jorge, conta que o feriadão de quinta-feira, 15, até domingo, 18, foi quem prejudicou a coleta de lixo nos povoados. Segundo ele, duas vezes por semana o lixo é recolhido. “Bem, quero esclarecer que em alguns pontos foram flagrados metralha. A obrigação em dar o destino para esse resto de construção é do dono da obra”, contou.

“Com relação ao acumulo de lixo, isso se deve ao feriado prolongado. Na Zona Rural, a coleta é realizada duas vezes por semana e, na semana passada, foi apenas uma”, confessou. Mário Jorge ainda fez duras críticas aos servidores púbicos que faltam em dia de ponto facultativo, como foi o caso da última sexta-feira, 16, e segunda-feira, 19 . “O problema é que muitos funcionários confundem. O feriado é ponto facultativo, mas os serviços essenciais precisam funcionar”, observou.

por Roberto Miranda

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.