24 Julho 2017 - 16:36

Lar São José conta com solidariedade de penedenses e recebe doações em Penedo

Divulgação
Interessados poderão deixas suas doações no Lar, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas

A Santa Casa de Misericórdia de Penedo, complexo hospitalar de fundamental importância para a região ribeirinha e considerada como referência no quesito saúde, comemora em 2017 o Jubileu de 250 anos.

Durante este ano várias ações serão realizadas nas estruturas que integram o complexo hospitalar. Para falar sobre o assunto, nesta segunda (24), o vice-provedor da Santa Casa, Eduardo Regueira, concedeu uma entrevista ao portal aquiacontece.com.br.

“Temos várias ações a serem realizadas em 2017 para comemorar os 250 anos de criação da primeira Santa Casa de Misericórdia de Alagoas. Montamos um cronograma, como por exemplo, para campanhas ao Lar São José, fundado em 1928”.

Segundo Regueira, hoje o Lar é mantido com benefícios, doações e ajuda da Santa Casa, mas devido à falta de condições físicas do prédio e de, principalmente, falta de recursos, por hora, o local não está acolhendo mais idosos.

“A situação atual da estrutura física do prédio em que os idosos estão alojados não é boa. Falta reparo no telhado, na pintura, no forro, as portas e janelas precisam urgentemente serem trocadas, além de reparos nos banheiros. Devido a esses fatores, decidimos suspender a entrada de novos residentes”.

Ainda de acordo com Regueira, hoje o Lar conta com 9 idosos, mas já chegou a acolher 60. “Já chegamos a ter 60 idosos acolhidos no Lar São José. Hoje, com 9, nossa despesa mensal gira em torno de R$ 20 mil, sendo recebido de benefícios, R$ 5.340, em média”.

Para Eduardo Regueira, a campanha feita recentemente por uma voluntária só trouxe benefícios ao Lar. “Recentemente uma voluntária, em um ato de solidariedade, postou em sua clínica uma foto contendo informações para quem pudesse ajudar o Lar. Isso tomou uma proporção muito grande, e foi até bom, porque pudemos perceber a solidariedade do povo ribeirinho”.

“Necessitamos de doações como cadeira de rodas, cadeira para banho, lençóis, travesseiros, roupas, utensílios domésticos, fraldas, material de higiene pessoal e de limpeza entre outros”.

Acompanhada do vice-provedor da Santa Casa, a coordenadora do Lar, Vera Lucia, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do voluntariado. “Hoje temos alguns voluntários trabalhando conosco. Médicos, fisioterapeuta, grupo de terapia, grupos religiosos e de jovens melhoram a qualidade de vida dos idosos que lá residem. Nossas portas estão sempre abertas a quem possa interessar”, disse Vera.

Ainda segundo Vera Lucia, das 8 às 17 horas os interessados poderão deixas suas doações no Lar, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas.

por Redação

Comentários comentar agora ❯