25 Maio 2018 - 07:55

Semthas realiza lançamento do programa Acessuas Trabalho, na Casa de Aposentadoria

Assessoria
Evento foi realizado na Casa de Aposentadoria

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) realizou na manhã dessa quinta-feira (24), na Casa de Aposentadoria, o lançamento municipal do Programa Acessuas trabalho (Programa de Acesso ao mundo do trabalho), que tem o objetivo de promover para as famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiarias de programas sociais e que façam parte do cadastro único, oportunidades de aceso ao emprego formal e a formas de geração de emprego e renda.

Participaram da solenidade: Secretários municipais, coordenadores da semthas, a coordenadora de Assistência Social Joana Carozo, que representou a secretária Maria Izabel Bezerra Ernesto Cabral, conselheiros tutelares, além de representantes do público alvo do projeto, entre outros. Antes da apresentação do Acessuas trabalho, jovens assistidos pelo CRAS (Centro de referencia em Assistência Social) do bairro Senhor do Bonfim, popular Oiteiro; realizaram uma apresentação cultural do estilo “Dança Nordestina”.

A coordenadora de Assistência Social da SEMTHAS, Joana Carozo falou sobre a importância do lançamento desse programa inovador do Governo federal, tendo em vista que poucos municípios aderiam até o momento, sendo um programa que tem como objetivo auxiliar o público alvo no acesso ao emprego e a renda e que contará com a participação dos técnicos do CRAS, Creas, Serviço de fortalecimento de vínculos, entre outros .

Posteriormente o Coordenador da Juventude em Penedo Cleiton Porfirio realizou uma explanação sobre o mercado de trabalho na atualidade, mostrando aos beneficiários presentes, o que é o mundo do trabalho, e suas expectativas, exigências e tipos de empregos.

“O mundo do trabalho mudou, hoje tudo acontece em tempo real, não da mais para trabalhar em nenhuma função, sem saber como contribuir com a empresa, comunicando com diversos setores, isso é fundamental na atualidade”, destacou.

A Técnica em referência do Acessuas Trabalho, a Assistente Social Isabele Cerqueira explicou o referido programa, seu público alvo, que é composto entre outros grupos, por beneficiários do bolsa família, pessoas com deficiência e inscritos no cadastro único. Também destacou o objetivo principal, que é promover a integração desse público ao mercado de trabalho, com diversas politicas públicas, para que os usuários atinjam esse objetivo.

Isabele Cerqueira apresentou os eixos estruturantes do programa, sendo esses: Identificação e sensibilização de usuários, desenvolvimento de habilidades, acesso as oportunidades e monitoramento, explicando cada um desses itens, na qual as ofertas e oportunidades dentro do território serão mapeadas, ocorrendo uma articulação com instituições federais, órgãos de microcrédito e cooperativas.

Encerrando o evento, o Coordenador de Planejamento da Semthas, Vinicius Barbosa salientou a necessidade de autonomia das famílias penedenses, em relação a programas sociais, sendo preciso para que isso aconteça, a geração de renda e novas oportunidades, sendo o Acessuas Trabalho, uma ferramenta para que esse objetivo seja alcançado. Também citou o exemplo da Lei da aprendizagem, que beneficia adolescentes a partir dos 14 anos, e que foi colocada em prática no município, com muitas empresas contratado esses jovens aprendizes, o que impacta positivamente na redução do trabalho infantil, um dos objetivos da Lei da aprendizagem.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯