29 Outubro 2020 - 09:37

Sebrae/AL vai promover capacitações e rodadas de negócios no 10º Circuito Penedo de Cinema

Divulgação
Sebrae Alagoas ficará responsável por uma parte da programação do circuito.

Com patrocínio do Sebrae Alagoas, a décima edição do Circuito Penedo de Cinema acontece no período de 23 a 29 de novembro. O evento, que já está consolidado no calendário brasileiro do audiovisual, promoverá uma ampla e diversificada programação na cidade história de Penedo, cenário onde aconteceu, entre as décadas de 1970 e 1980, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O festival é uma iniciativa realizada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Neste ano, além de ser uma das instituições patrocinadoras do evento, o Sebrae Alagoas ficará responsável por uma parte da programação do circuito.

“Há alguns anos, a gente vem colaborando, patrocinando o circuito e esse será o primeiro ano em que a gente vai ter uma participação mais ativa dentro da programação, o que vai ser ótimo porque o Sebrae vai mostrar o que pode fazer para esse segmento do audiovisual, mostrar que a gente dá essa assistência a esses profissionais, que eles podem, sim, procurar o Sebrae para receber qualquer tipo de orientação dentro desse segmento. Alguns que trabalham nessa área nem sabem que o Sebrae tem esse tipo de atuação voltada para o audiovisual”, afirma a gerente-adjunta da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo, Cintia Silver.

Ela explica que, durante a programação do circuito, a instituição promoverá rodadas de negócio, capacitações e discussões sobre negócios de impacto social e ambiental.

“Como é uma área que está se expandindo bastante, podemos dizer que é uma área que, ao mesmo tempo, está precisando muito de suporte. E esses eventos servem para isso, tanto para orientar em questão de conteúdo, como também para oportunizar a geração de negócios. Então, a gente está conseguindo gerar oportunidade para a geração de negócios, está conseguindo despertar o interesse pelo tema da sustentabilidade, através do Penedo de Impacto, e está conseguindo levar conhecimento através das nossas capacitações”, destaca.

As capacitações que serão realizadas pelo Sebrae Alagoas, durante o circuito de cinema, irão abordar os temas “Formação de preço e formatação de custo de produção audiovisual”, no dia 26 de novembro, das 17h às 18h; “Diversidade como conteúdo de produção audiovisual”, no dia 27 de novembro, das 17h às 18h; e ‘Filme commission”, no dia 29 de novembro, das 17h às 18h.

Ana Madalena Sandes, analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, explica que a instituição espera que os encontros, que serão realizados durante o Desafio Penedo de Impacto, gerem novas ideias e iniciativas no âmbito socioambiental.

“A gente quer trazer um desafio de fazer alguns encontros falando sobre os negócios de impacto, temas discutidos na montagem de negócios de impacto e depois eles vão montar um vídeo que fale sobre os negócios de impacto e diversidade. E aí quem ganhar vai poder tirar essa ideia do papel, se quiser estruturar o negócio, para que ele consiga trabalhar numa temática diferente, oferecendo isso para negócios corporativos. Queremos mostrar que existem outros meios, outras formas de modelagem de negócio”, ressalta.

Novas oportunidades de negócios

A rodada de negócios para empresas do setor do audiovisual acontecerá no período de 24 a 26 de novembro, com a participação de produtoras audiovisuais e de empresas que atuam na área de distribuição de conteúdo.

“É a primeira vez que Alagoas terá uma iniciativa como essa, que é uma rodada de negócios para o audiovisual compondo o ambiente de mercado que o Sebrae está promovendo junto com outras ações. E essa rodada de negócios tem por objetivo gerar aproximação comercial entre produtores audiovisuais e alguns players do mercado, que são empresas que trabalham com a distribuição desses conteúdos”, informa a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Débora Lima.

Ela explica, ainda, que as empresas produtoras de conteúdo interessadas em participar da rodada de negócios devem realizar inscrição. “A gente já tem seis players confirmados para participar. O Canal Brasil, Amazon, Prime Box Brazil, Canal Curta, Embaúba Filmes e a Vitrine Filme vão ser as seis empresas que vão participar dessa rodada como compradores. As empresas que quiserem realizar inscrição terão o período de 23 de outubro até 9 de novembro para fazer essas inscrições. A taxa de inscrição é R$ 50,00 e dá direito ao projeto que vai ser enviado e analisado por um desses players”, detalha.

“A pessoa, quando fizer a inscrição, vai indicar três desses seis players a quem ela gostaria de apresentar o projeto dela e cada um deles vai escolher até cinco projetos que vão participar dessas reuniões, que serão realizadas individualmente entre o player e a produtora que foi selecionada por ele. A ideia é que, durante essa conversa, ele consiga alguma negociação para a distribuição das obras. Essa ação é muito importante porque traz essa perspectiva de geração de negócio para a produção audiovisual, que já vem ganhando força aqui em Alagoas. Então, é uma forma de o Sebrae apoiar o segmento na parte de geração de negócios e abertura de mercado”, conclui a analista.

Programação do circuito

Durante a programação do festival acontecerá o 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 10º Encontro de Cinema Alagoano, a 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, a 10ª Mostra de Cinema Infantil e o 13º Festival do Cinema Brasileiro. Acompanhe outras informações sobre o evento acessando https://circuitopenedodecinema.com.br/. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯