31 Outubro 2019 - 08:44

Sesau Penedo promove ações do Outubro Rosa no bairro Santa Luzia

Secom - PMP
Ação aconteceu no bairro Santa Luzia

Rosa Maria dos Santos já havia participado nesta quarta-feira, 30, das atividades físicas que acontecem rotineiramente na Praça de Santa Luzia – como é mais conhecido o Parque Adail Freire em Penedo. Ela foi uma das dezenas de pessoas atendidas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Penedo.

Depois de se exercitar com orientação do pessoal do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), setor vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Semdsh), a idosa de 69 anos aproveitou para receber mais um serviço ofertado no âmbito da programação relacionada ao Outubro Rosa, campanha que intensifica o combate ao câncer de mama e de útero.

Rosa Maria passou por testes rápidos que indicaram nível normal de glicose e ausência de contaminação pelos vírus causadores da hepatite B, AIDS e sífilis. A assistência prestada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aconteceu no telecentro digital do bairro Santa Luzia, local onde a população pode aprender o básico da informática de forma gratuita.

Outra beneficiada com o trabalho desenvolvido em toda a rede pública de responsabilidade da gestão Terra do Desenvolvimento e da Cultura foi Doralice Santos, 64 anos.

Ela também fez os testes rápidos e já desconfiava que sua taxa de glicose seria acima do normal porque havia consumido doces na manhã desta quarta-feira. Descontraída e praticante regular de atividades físicas, Doralice trouxe a neta Taíse Mirella Catarina, 28 anos, para participar das ações de prevenção.

Taíse Mirella disse que aprendeu a fazer o autoexame da mama nesta quarta-feira, 30, orientação incluída nas atividades relacionadas ao Outubro Rosa que a Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo o mês.

No telecentro digital, mulheres com idade acima de 50 anos ou identificadas como em situação de risco para o câncer também tiveram acesso ao encaminhamento feito por médico para a realização de mamografia.

O trabalho de assistência à população penedense proporcionado pelo governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes disponibilizou ainda verificação de pressão arterial e lanche com frutas, atraindo inclusive a participação de homens.

por Secom - PMP

Comentários comentar agora ❯