08 Novembro 2019 - 08:25

Ciclista é atropelada no momento em que transitiva pela Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves em Penedo

Divulgação
Vítima foi encaminhada ao Hospital Regional com dores na região lombar

Uma ciclista de 39 anos, que não teve o nome relevado, foi atropelada na noite desta quinta-feira, 07 de novembro, no momento em que passava por um trecho da Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, em Penedo.

De acordo com o registro feito pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar, após o acidente a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Penedo, queixando-se de dores na região lombar.

Até o momento não há informações sobre como tudo aconteceu nem sobre o veículo envolvido no atropelamento da ciclista.

Direitos e deveres do ciclista

Os ciclistas possuem diversos direitos que precisam ser conhecidos e respeitados. Em países onde o uso das bicicletas no trânsito é mais comum e antigo, a população obedece essas regras de forma natural e raramente vemos algum problema ou discussão. Para evoluirmos nesse cenário, conhecer a lei é fundamental.

O item mais básico é saber que as bicicletas têm prioridade sobre veículos maiores e que possuem motor, ou seja, o motorista deve, sempre que possível, conceder a passagem. Os carros também devem reduzir a velocidade quando ultrapassam os ciclistas e manter uma distância mínima de 1,5 metro. A lei de diversos municípios, como São Paulo, estabelece que o poder público a criar espaços destinados para o estacionamento das bicicletas em locais com grandes índices de circulação de pessoas.

A legislação prevê também alguns deveres essenciais para uma boa convivência no trânsito. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas. A circulação em calçadas só pode ser feita com autorização e sinalização do poder público, bem como é proibido conduzir passageiros fora do assento especial destinado a esse fim.

Demonstrações de manobras radicais são proibidas ao condutor, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com esse tipo de veículo, entre outros deveres.

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.