09 Agosto 2009 - 08:22

CNBB transfere padre acusado de abuso sexual

Divulgação

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) solicita à Justiça, nesta sexta-feira (7), que o padre Josean Dantas Rolim, 51 anos, preso em flagrante por atentado violento ao pudor, seja transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá, no Grande Recife.

O padre passou a noite no chão de uma cela no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, também na Região Metropolitana. O advogado da CNBB, Ernesto Cavalcanti, afirma que tem laudo de um psiquiatra paraibano atestando que o padre tem problemas mentais.

“O laudo diz que o padre tem problemas físicos e mentais e que não tem condições de discernir determinadas questões. Também vou solicitar que um psiquiatra daqui vá até o Cotel avaliá-lo”, explica Cavalcanti.

O advogado disse que visitou o padre ontem e ele se mostrou assustado com o ocorrido. “Ele está muito abalado com tudo o que aconteceu. Vamos primeiro pedir a transferência dele para depois estudar uma possibilidade de relaxamento de prisão”, destaca.

O padre foi flagrado, anteontem, em um box do banheiro masculino da área de desembarque do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, Zona Oeste do Recife, beijando um adolescente de 14 anos. Em depoimento, ele confessou o crime.

A delegada Sheila Costa disse que o inquérito deve ser concluído em 10 dias. Um laudo da perícia também está sendo aguardado. Segundo ela, o documento é uma formalidade, já que não houve ato sexual. No entanto, os depoimentos de dois vigilantes do TIP, testemunhas do momento em que o padre beijava o garoto no banheiro, servem como prova. O depoimento do adolescente também será levado em consideração.

À polícia, o jovem contou ter sido abordado pelo homem, que pediu para tirar fotos dele por conta da camisa que usava, de um time de futebol. Depois, o padre convidou o adolescente a acompanhá-lo, pedido que o rapaz disse ter recusado. Diante da negativa, o adolescente afirmou que o padre reagiu com agressividade e então decidiu segui-lo, com medo que estivesse armado.

Ordenado em 1990, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, sua cidade natal, o padre Josean Dantas Rolim está licenciado da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro – onde atuava como sacerdote em algumas paróquias – há quatro anos. Segundo a diocese, desde 2005 o religioso pediu afastamento para cuidar de problemas de saúde de familiares.

 

por Divulgação

Comentários comentar agora ❯