09 Novembro 2009 - 07:48

PC prende acusados de matar padre Hidalberto Henrique Guimarães

PC-AL
Rafael Timóteo da Silva, 19 anos, um dos acusados

Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, prenderam na noite deste domingo (08), dois acusados de assassinar o padre Hidalberto Henrique Guimarães – pároco da igreja Nossa Senhora das Graças, em Murici. Rafael Timóteo da Silva, 19 anos, conhecido por “Chiqueque”, e o menor J.A.C.S, de 16 anos, foram localizados e detidos no bairro de Ponta Grossa, após uma operação desencadeada por policiais civis, na noite de sábado (07), logo após o corpo do sacerdote ser encontrado em sua casa, próximo ao Aeroclube, no bairro do Tabuleiro.

O trabalho de investigação foi comandado pelo delegado Paulo Cerqueira, coordenador da Deic, e envolveu diversos setores da PC, inclusive o delegado-geral Marcílio Barenco e o delegado adjunto José Edson de Freitas Junior, que estiveram no local do crime, ainda no sábado, em companhia do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim.

A versão dos acusados é de que os dois estariam saindo de um bar, no bairro de Jaraguá, quando o padre ofereceu carona e os convidou para tomarem umas cervejas em um outro estabelecimento no bairro da Jatiúca. De lá, todos teriam ido em um automóvel Fiat Mille, cor prata, até a casa do religioso. No caminho, já por volta das 2h30, segundo os acusados, ainda pararam em um hipermercado na Gruta de Lourdes onde compraram duas caixas de cerveja, cigarros, batatas fritas e amendoins.

O menor afirma que teria bebido muito e acabou dormindo, somente acordando com uma grande discussão e luta corporal entre Rafael e o religioso. Segundo ele, o padre já havia sido esfaqueado e ele chegou a desferir várias pauladas na cabeça da vítima.

A versão de Rafael é de que, depois de beberem cerveja, o padre lhe teria oferecido R$ 15,00 para que ele fizesse um programa. Daí teria havido discussão, seguida de luta corporal e do assassinato. Antes de deixarem a cena do crime, os dois rapazes furtaram um aparelho DVD e um tênis pertencente ao padre. Os dois teriam rumado para casa, no bairro de Ponta Grossa, em um ônibus. Rafael tinha marcas de sangue na camisa, e isso levantou suspeitas por parte do motorista e do cobrador do coletivo que acionaram a Polícia Militar. Os jovens chegaram a ser abordados pela PM, mas justificaram que teriam sido vítimas de uma tentativa de assalto e acabaram liberados. “Com medo de serem descobertos, os dois teriam deixado o par de tênis furtado, no ônibus”, relata o delegado Paulo Cerqueira.

O aparelho DVD foi vendido por R$ 55,00, na Feira do Passarinho, no bairro da Levada. Neste domingo, sem saber que a vítima teria sido um padre, o menor contou para amigos, na Praça Santa Tereza, em Ponta Grossa, sobre a prática do crime contra um suposto homossexual, no dia anterior. O fato chegou ao conhecimento da Deic que acabou prendendo os dois rapazes.

Eles confessaram a autoria do assassinato, sendo que Rafael já teve a prisão temporária decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal. O padre Hidalberto Henrique Guimarães, 48 anos, estava desaparecido desde a última quinta-feira (05). No final da noite de sábado (07), foi encontrado morto, em estado inicial de decomposição, dentro de sua residência, na rua Jurema, n° 90, próximo a avenida principal do Aeroclube em Maceió, no bairro Tabuleiro do Martins.

O Instituto de Criminalística comprovou que o religioso foi assassinado com 18 facadas e a pauladas. O delegado Robervaldo Davino, do 4º Distrito Policial, que também esteve engajado nas investigações, deverá presidir o inquérito que apura o assassinato. Ainda hoje, ele toma depoimentos de testemunhas e, às 11 horas, estará acompanhando o trabalho de peritos que retornarão a casa onde aconteceu o crime para novos exames periciais.

 

por PC-AL

Comentários comentar agora ❯