14 Março 2021 - 11:48

Drogas avaliadas em aproximadamente 300 mil reais são apreendidas em ilha próxima a Penedo

Assessoria
Toda droga estava enterrada numa ilha, próximo da sede da cidade de Penedo

Na tarde desta sexta (12), policiais civis da DEIC – Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil de Alagoas e da 7º DRP – Delegacia Regional de Penedo, coordenados pelos Delegados Gustavo Xavier e Fernando Lustosa, lograram êxito na localização e apreensão de mais de 80kg maconha prensada, drogas avaliadas em aproximadamente 300 mil reais.

Toda droga estava enterrada numa ilha, próximo da sede da cidade de Penedo, em local de difícil acesso. O trabalho policial perdurou por toda a tarde e noite do sábado.

As investigações começaram quando o Delegado Gustavo Xavier ainda comandava a Delegacia Regional de Penedo, na época, uma Organização Criminosa voltada ao Tráfico de Drogas e Homicídios no baixo São Francisco, comandada pela pessoa de Ubiratan Ferreira Batista, 31 anos, vulgo Bira, vinha atuando na região. Outros integrantes do bando foram identificados, estes que se encontram foragidos. 

Às informações foram compartimentadas com o atual Delegado Regional Fernando Lustosa, o qual continuou os trabalhos de investigação, com total suporte da DEIC, frisou o Diretor da DEIC Gustavo Xavier.

“Estávamos avançados para desencadear uma mega operação em Penedo, tendo como alvo principal a pessoa do vulgo Bira, sendo que na disputa constante pelo comandado do Tráfico de Drogas, o Bira foi assassinado com disparos de arma de fogo, fato registrado no último dia 02 de março, no período da noite, na cidade de Penedo, vítima que foi alvejada quando saia da sua residência. Depois do crime, os acusados já identificados fugiram da cidade, sendo considerados suspeitos deste homicídio” destacou Gustavo Xavier.

A grande quantidade da droga armazenada pela Organização Criminosa numa Ilha, a qual seria distribuída por toda a região do baixo São Francisco, foi recolhida na diligência policial do sábado, pois um dos integrantes do bando teria resgatado a maconha prensada e estava atravessando a mesma numa embarcação (canoa) para o estado de Sergipe, momento em que percebeu a aproximação policial em outra embarcação e abandonou a canoa, fugindo pela margem do Rio. Na ação do sábado, não houve registro de prisões. Os últimos homicídios em Penedo possuem ligação com o tráfico e com as ações do bando investigado.

Um veículo Kia Cerato foi também recolhido, junto com toda a droga para sede da DEIC em Maceió.

O Delegado Fernando Lustosa ressaltou que as investigações continuam e parabenizou a sua equipe policial, os colegas policiais da DEIC, a Gerência de Área sob o comando do Delegado Mario Jorge, bem como o apoio da Delegacia Geral e da SSP, onde o Secretário Dr. Alfredo Gaspar manteve em tempo real o acompanhamento dos trabalhos.

Apesar do pouco tempo de trabalho, foi dado um forte abalo no tráfico de drogas da região, enfraquecendo consideravelmente a referida Organização Criminosa sob investigação. Com a coordenação da DEIC e com empenho, o combate ao tráfico será diuturno na cidade de Penedo e região, finalizou o Regional.

por Assessoria DEIC

Comentários comentar agora ❯