16 Julho 2009 - 10:09

Alagoas abre conferência estadual de segurança pública

Mais de 450 pessoas participam, em Maceió (AL), da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). A cerimônia de abertura aconteceu nesta quarta-feira (15), às 15 horas, no Centro de Convenções de Maceió. Participaram o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e a coordenadora-executiva da 1ª Conseg, Fernanda dos Anjos.

O evento se estende até amanhã, dia 17 de julho, quando serão aprovadas propostas de enfrentamento à violência e à criminalidade no país. As sugestões serão encaminhadas para a etapa nacional da Conferência, marcada para 27 a 30 de agosto, em Brasília. Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2008, a 1ª Conseg reúne, pela primeira vez, representantes dos trabalhadores da área, da sociedade civil e do poder público para discutir o tema e propor soluções. O objetivo central é criar “princípios e diretrizes” de uma política nacional de segurança pública.

Entre abril e maio, foram realizadas as conferências municipais em todas as regiões do país – Maceió organizou a sua entre os dias 22 e 24 de abril. De junho a julho, é a vez das etapas estaduais, confirmadas nos 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, existem formas alternativas de participação, como as conferências livres e a virtual, que promove discussões por meio do site www.conseg.gov.br.

Em Alagoas, a conferência estadual discutirá temas como prevenção social do crime, repressão qualificada e valorização dos profissionais da segurança pública. Também serão eleitos 30 representantes do estado que terão direito a voz e voto na etapa nacional da 1ª Conseg.


 

por Ascom MJ

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.