18 Julho 2009 - 16:00

Assassino é morto durante confronto com a polícia em Itabaiana

Um suposto assalto no final da tarde da última quinta-feira, 17, em Itabaiana, distante 56 km de Aracaju, acabou na morte de uma das vítimas e do acusado, que trocou tiros com um cabo da Polícia Militar após o crime. O desempregado José Airton dos Santos, 58 anos, conhecido como Lombo, teria chegado numa motocicleta Shineray, de cor vermelha, e atirado contra três homens que estavam numa casa na rua General Siquera, no Centro da cidade.

Os tiros atingiram o desportista Francisco Vilobaldo de Oliveira, o Chico de Canta Galo, 75, e o irmão dele, José Getúlio de Fonseca Oliveira, 60. Em seguida, o motoqueiro se evadiu na motocicleta, mas foi perseguido de moto pelo policial militar, que fazia o patrulhamento no bairro e trocou tiros com o infrator. Lombo foi ferido em via pública e faleceu antes de chegar ao Hospital Regional de Itabaiana.

As vítimas também foram socorridas. Canta Galo faleceu e José Getúlio permanece internado no mesmo Hospital Regional. A terceira pessoa que estava na casa é Raimundo Rodrigues Araújo, 68. Ele não foi ferido e prestou informações ao coordenador de Combate a Roubos e Furtos da Delegacia da Polícia Civil em Itabaiana, delegado Osvaldo Rezende, que também colheu informações do cabo Evanilson Meneses, do 3º Batalhão.

"O cabo Evanilson fazia o patrulhamento com uma moto do 3º Batalhão da Polícia Militar, quando flagrou o crime e inciou a perseguição a José Airton. O infrator passou a disparar durante a fuga contra o policial. Ele reagiu atirando e acertou o fugitivo, que caiu da em via pública e faleceu minutos depois. O corpo do acusado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e as armas passarão pelo Instituto de Perícia", adiantou o delegado.

Ainda de acordo com Osvaldo Resende, os motivos que levaram ao crime e todas as circunstâncias do caso será investigado pela Delegacia Regional de Itabaiana. "Como explcamos, todos os indícios já estão sendo recolhidos pela equipe e o inquérito deve ser concluído em até 30 dias. Apuramos até o momento que se tratou de uma suposta tentativa de assalto e que o José Airton era ex-presidiário", informou.

Mais prisões

Ainda na tarde da quinta, um adolescente de 17 anos de idade foi detido em flagrante por soldados do 3º Batalhão após ter invadido uma residência na rua Francisco José da Cunha, Centro de Itabaiana, e ter tentado furtar um CD player. Os militares detiveram o rapaz e o encaminharam à Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foi feito procedimento legal previsto no Estatuto de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Ao ser ouvido no Setor de Combate a Roubos e Furtos da Delegacia Regional de Itabaiana, o jovem infrator confessou a autoria de uma série de arrombamentos que vinham ocorrendo no Centro da cidade, onde, segundo informou, cometeu furto de objetos, em sua maioria, de pequeno valor. Ele informou que usava um 'pé de cabra' e os produto furtados eram trocados por pedras de crack", explicou o delegado Osvaldo Resende.

Também na noite do dia 17 uma equipe composta pelo delegado e por um agente da Regional de Itabaiana flagrou Marcos de Souza, 28 anos, Adeilton Gomes, 30, e Alisson Santos de Lima, 18, no momento em que eles consumiam pedras de crack nas margens da rodovia federal BR-235. Os três foram conduzidos para a Delegacia Regional de Itabaiana, por onde já têm passagem, e foram autuados por porte de drogas ilegais.

por Ascom PC/SE

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.