26 Setembro 2009 - 18:36

"Caveirão" blindado e cães treinados fortalecem Bope

Adailson Calheiros
"Caveirão" blindado está nas ruas reforçando a segurança

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está reforçando as ações de combate à criminalidade, com investimentos do governo do Estado de Alagoas, com frentes de combate e equipamentos de impacto. O canil da corporação ganhará mais 20 cães treinados contra narcotráfico e a unidade da viatura blindada, o famoso “caveirão”, para transporte de tropas para policiais em locais estratégicos e de difícil acesso.

O canil passará de 30 para 50 cães, de acordo com projeto que tramita na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Já a viatura blindada de transporte, ou carro antitumulto, está esperando o trâmite da documentação para ser usada em breve nas operações do Bope.

“O Canil tem se constituído em um grande apoio ao Bope, pois os animais são extremamente importantes nas ações estratégicas do batalhão. Já o ‘caveirão’ se notabilizou pela sua grande eficiência nas barricadas, principalmente nos morros do Rio de Janeiro, na guerra contra o tráfico de drogas”, ressaltou o major Marcos Sampaio.

“Além disso, o ‘caveirão’ foi bastante aplaudido no desfile de 7 de Setembro, o que mostra o reconhecimento da população a esse instrumento de combate ao crime”, destaca o oficial.

De acordo com Sampaio, foi por meio do ‘caveirão’ que o Bope do Rio de Janeiro conseguiu realizar uma operação ‘pente-fino’ para que a Polícia Comunitária pudesse se instalar e realizar o trabalho em várias partes dos morros cariocas atualmente.

Em relação ao canil militar, ele detalha as utilidades nas operações do batalhão. “Eles têm uma importância substancial no nosso trabalho porque são muito estratégicos para definir varias situações de tensão. Uma delas é caso de sequestro, tipo de ação característica de uso do cão labrador que se adpta muito bem”, explica.

De acordo com Sampaio, em casos de contenção de tumultos, o rottwailer é que melhor se adapta a esse tipo de ação. “Já o pastor alemão é muito usado em praças esportivas e estádios de futebol”, completa.

“Sobre isso, inclusive, estamos treinando um pitbull, cão ótimo para situações que envolvam ataques e identificação de objetos que estejam na mão de um criminoso, por exemplo. Eles são rápidos e capazes de voar para interceptar a ação do acusado”, explica o oficial.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯