07 Julho 2009 - 11:52

CAE deve aprovar projeto de Renan que isenta 11 milhões de diabéticos

Está para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em decisão Terminativa, projeto de lei de autoria do senador Renan Calheiros que isenta os diabéticos da cobrança do Imposto de Renda na Fonte. O PLS 380/08 engloba os portadores de diabetes Mellitus tipo 2, a mais comum, responsável por cerca de 80 a 90% dos casos registrados da doença que atinge 6% da população, aproximadamente 11 milhões de brasileiros.

O distúrbio é caracterizado pelo aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, e ainda não tem cura. Em muitos casos, nesse tipo de diabetes, não basta somente o acompanhamento médico regular, dieta, exercícios e controle, pois a variação da glicemia no sangue, tanto para cima (hiperglicemia) como para baixo (hipoglicemia) acaba provocando lesões irreversíveis ao longo dos anos. Com o tempo levam à cegueira, falência renal, amputações de membros, moléstias cardíacas e, finalmente, a morte.

O senador Renan Calheiros tem recebido diversas manifestações de agradecimento pela proposta, como a mensagem de Wandir Pereira, de Pirassununga (SP). Ele afirma que a isenção do imposto compensará parte dos gastos que um diabético tem com outros males associados inevitavelmente ao avanço da doença. “Esse projeto beneficiará muito os aposentados, como eu. Que Deus lhe dê muita saúde para que continue ajudando as pessoas menos favorecidas, como tem feito aí no Congresso. Nossa esperança é muito grande”, encerrou Wandir na carta.

Se aprovado na Comissão, o projeto não precisa ir a plenário.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯