10 Maio 2019 - 21:48

Inácio Loiola defende construção de barragens subterrâneas como alternativa para os períodos de seca

ALE/AL
Sessão aconteceu na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (9), destacou a importância das barragens subterrâneas como uma alternativa simples, econômica e eficaz para garantir a produção e o sustento de centenas de famílias no campo.

Com esta perspectiva, a Embrapa divulgou que Alagoas é o primeiro estado do semiárido brasileiro a realizar o zoneamento de áreas potenciais para a construção de barragens subterrâneas, com o projeto ZonBarragem, que consiste na identificação das áreas com potencial para construção das barragens e, posteriormente, a sensibilização e capacitação de técnicos e agricultores, sistematização e socialização dos resultados.

Loiola frisou que a falta de investimento não acontece por questões técnicas, mas por questões políticas, ressaltando o papel do Governo do Estado em integrar um projeto conjunto, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Embrapa, Sebrae,  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) e Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Alagoas (Fetar-AL), assistindo diretamente os pequenos produtores rurais.

“Temos estradas para escoamento, concentração de hidrelétricas, potencialidade para energia solar e eólica. Alagoas será para o Nordeste o que a Califórnia é para os EUA", ressaltou Inácio.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯