19 Maio 2022 - 05:00

TSE no Telegram: ministro Fachin anuncia lançamento de canal verificado

TSE
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin

Um importante passo, que “revela que o TSE está na vanguarda mundial do enfrentamento à desinformação, rumo à realização das eleições em outubro. Sigamos adiante, firmes no propósito de defesa da democracia”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, anunciou a celebração do acordo de colaboração mútua para o enfrentamento da desinformação assinado com a plataforma Telegram e o lançamento do canal verificado da Corte na plataforma digital.

O TSE é o primeiro organismo eleitoral do mundo a assinar um acordo dessa natureza com a plataforma, que prevê uma série de ações concretas e medidas específicas, entre elas a criação do canal verificado do Tribunal no Telegram, que será usado para divulgar informações sobre as eleições.

Pelo acordo, a plataforma também oferecerá suporte técnico para que seja desenvolvido um assistente virtual que tirará dúvidas dos usuários sobre as eleições brasileiras, além da criação de uma nova funcionalidade que marcará conteúdos desinformativos.

A parceria também prevê a disponibilização de um canal extrajudicial ao TSE, para que possam ser realizadas denúncias dentro da plataforma, a serem investigadas pelo próprio Telegram para verificar se os canais denunciados violaram políticas internas.

por TSE

Comentários comentar agora ❯