03 Julho 2022 - 06:00

Prefeitura avança no plantio de novas mudas na Reserva Extrativista das Mangabeiras

Sema
Foram plantadas 110 novas mudas

A Prefeitura de Aracaju segue avançando na revitalização da Reserva Extrativista das Mangabeiras no bairro 17 de Março. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foram plantadas 110 novas mudas, onde no período entre três a quatro anos, estarão adultas, frutificando e servindo como fonte de renda para as famílias da região.

O secretário municipal do meio ambiente, Alan Lemos, salienta a importância do avanço na revitalização e plantio das mudas na localidade. “Estamos realizando um trabalho técnico com a nossa equipe, direcionado ao incremento das condições de produção na reserva, com o plantio, iniciado no início de maio, de 30 mudas de mangabeiras, e agora, mais 110 mudas, de um total que foi disponibilizado de 200 mudas de mangabeira, no qual a intenção sempre será de continuar plantando quantas mais forem necessárias para recuperar a degradação da área e fazer com que ela tenha todo o potencial de exploração econômica para as famílias”

Criada para preservar as árvores já existentes no local, garantir a perpetuação da espécie e possibilitar o trabalho das famílias que sobrevivem da coleta da mangaba, a Reserva Extrativista das Mangabeiras foi criada por decreto municipal nº 6.775, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no final do mês de Abril nesse ano.

Vítor Melo, coordenador do Horto Florestal de Aracaju, destaca os benefícios que essas novas mudas trarão para a economia dos catadores de mangaba e cita o objetivo principal de revitalizar a área e introduzir mais mudas, de acordo com o que foi programado no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. “Terá uma grande importância econômica futura para os catadores, fazendo com que essa área se mantenha sendo um meio econômico viável para a população que tem como principal fonte de renda a colheita do fruto”

O local conta com área superior a 94 mil metros quadrados, e é resultado de estudos feitos pela administração municipal junto a entidades e tratativas com a comunidade beneficiada, para que a unidade de conservação possa atender às urgências ambientais, bem como, garantir os meios de vida e a cultura do coletivo que dela faz uso para fins de extrativismo da mangaba.

por Sema

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.