01 Outubro 2019 - 10:18

Sergipe previdência passa a funcionar em prédio próprio no centro comercial de Aracaju

Divulgação
Serão mais de 5 mil beneficiários e seus acompanhantes circulando no Centro devido à nova localização do espaço

Na manhã de ontem segunda-feira (30), o governador Belivaldo Chagas entregou a nova sede do Sergipeprevidência, que agora passa a funcionar no Palácio Serigy, no Centro de Aracaju. O novo espaço oferecerá maior conforto para os milhares de aposentados e pensionistas do Estado e poderá dar um novo fôlego ao centro comercial de Aracaju, visto que, em 2018, foram contabilizados mais de 60 mil atendimentos presenciais na sede, até então localizada na Praça da Bandeira. Na ocasião, também foi lançado o Aplicativo do Sergipeprevidência, um canal digital que auxiliará os aposentados e pensionistas a verificar sua vida funcional de forma prática e rápida.

“Estamos unindo o útil ao agradável. Primeiro, aproveitado esse prédio para receber bem melhor todos beneficiários do Sergipeprevidência. Agrega-se a isso o fato da gente estar saindo do pagamento de aluguel, que é o que temos buscando sempre dentro do governo como medida de economia, e o fato de você estar ajudando a revitalizar o Centro. O Sergipeprevidência tem média de atendimento de 5 mil pessoas por mês, são 5 mil pessoas circulando pelo Centro da cidade”, explicou Belivaldo.

A localização do espaço em frente à Praça General Valadão, na região central da capital, também facilita o acesso tanto para os usuários da capital, quanto do interior, já que a oferta de transporte coletivo e intermunicipal são latas na localidade.

“Moro no povoado Miranda, em Capela. Com a sede aqui é mais fácil vir de ônibus. O acesso aqui no Centro é bem mais fácil para quem vem do interior. Estou muito feliz, a sede aqui ficou bem melhor, e o que é bom a gente dá valor. Está tudo bom, instalações, banheiro, tudo. O governador está de parabéns. Dá mais vontade de vim, eu venho fazer prova de vida. Agora eu pretendo vir mais para fazer as atividades que terão para os aposentados. É muito bom ter um espaço para interagir com outras pessoas”, disse a aposentada Maria José, 73.

O secretário de Estado da Administração, George Trindade, também destacou a importância da revitalização do Centro da cidade. "Essa é a forma do governador Belivaldo governar. É a forma que otimiza o gasto público e acolhe os sergipanos de forma calorosa. Com uma obra como esta, vamos deixar de pagar aluguel e vamos usar o nosso patrimônio, que foi revitalizado, para acolher aposentados e pensionistas aqui na região central da cidade. Hoje, a grande tendência nacional é a revitalização do centros das cidades como forma de acolhimento dos serviços públicos. Quando você transfere o serviço público para o Centro, também ajuda à sua revitalização. Então, em uma ação só, ajudamos a movimentar o Centro, reduzimos despesas com aluguel e acolhemos melhor os nossos aposentados e pensionistas", enfatizou o gestor.

Economia e investimento em tecnologia

Quanto à economia para o Estado, segundo o diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima, esta deve ser de aproximadamente R$ 360 por ano. “São cerca 30 mil economizados por mês com aluguel e outros custos do prédio antigo. Esse não é apenas um dia em que nós temos uma casa nova, essa mudança é uma mudança que representa também, uma nova forma de atuação do Sergipeprevidência. Temos hoje 34 mil clientes e esse número cresce a cada mês, chegaremos a cerca de 40 mil aposentados e pensionistas ao final de 2022. Quando nós pensamos neste espaço, pensamos em construir a casa do aposentado, um ponto de referência para os aposentados e pensionistas do Estado de Sergipe, onde eles possam vir e ter aqui também um porto seguro para descansar, para tomar uma água, um café, ao visitarem o centro, que também será dinamizado com essa medida. É essa mentalidade que estamos construindo, graças ao empenho do governador, da sua orientação que sempre foi de fazer mais, dentro do recursos disponíveis, e sempre olhar com cuidado pelos nossos aposentados e pensionistas", pontuou.

A partir de 2020, serão desenvolvidas no Palácio Serigy várias ações para os segurados, como a realização de atividades lúdicas (canto, dança, pintura e artesanato). O local conta ainda com uma área verde que servirá para exposições de artes produzidas por eles. Todas estas ações contarão com a parceria do Banese, no funcionamento do projeto, e da Universidade Federal de Sergipe, com apoio de facilitadores.

O diretor-presidente do órgão explicou ainda que o Sergipeprevidencia procurou modernizar o atendimento por meio do investimento em tecnologia, com o lançamento do seu aplicativo. O Aplicativo do Sergipeprevidência é um canal digital que auxiliará os aposentados e pensionistas do Estado a verificar sua vida funcional de forma prática e rápida.

“A partir da próxima semana já estaremos disponibilizando o app para os nossos aposentados. Todas as informações que eles têm quando vem aqui, poderão ter no aplicativo. São informações sobre contracheque, ficha financeira, processos, entre outras. O aplicativo é fácil, foi pensado para o nosso público, a maioria de aposentados”, informou José Roberto de Lima.

Homenagem

Durante a solenidade o governador também foi homenageado com uma placa de agradecimento pelos servidores Sergipeprevidência. " Essa placa demonstra o agradecimento dos funcionários do Sergipeprevidência e dos seus servidores, que sempre contaram com a participação e o apoio do governador, para que esse nosso projeto se concretizasse", explanou José Roberto de Lima.
“Outra ponto importante da nova sede é com relação ao bom atendimento prestado aqui, é o que a gente presa. Todos os servidores e terceirizados estamos muito felizes e realizados com esta nova sede, isso a juda a prestarmos um trabalho ainda melhor. Homenageamos o governador para incentivá-lo a fazer muito mais pelo estado, pelos funcionários e pela população em geral, porque é isso que é a grande meta do governo de Belivaldo”, afirmou a servidora Cenira Cardoso, que entregou a placa de homenagem ao governador durante o evento.

Palácio Serigy

O Palácio Serigy, projetado pelo engenheiro sergipano Firmino Rodrigues Vieira, em estilo neogótico, teve sua construção iniciada em 1864, e foi inaugurado oficialmente em 1872, passando a funcionar efetivamente em 1867, como Casa de Prisão. Ao longo dos anos, o espaço foi amplamente utilizado pela administração estadual, sendo sede da Secretaria de Estado da Saúde até 2018. Atualmente, o local abriga, nos andares superiores, a Central de Regulação do Samu, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

Para receber a sede do Sergipeprevidência, o local precisou passar por algumas adequações. O ambiente foi climatizado, foi criada uma área verde e salas acessíveis. Os pisos foram revitalizados, assim como os forros e a pintura. Os aparelhos de ar-condicionado, a parte elétrica e a rede lógica também foram substituídos. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯