02 Junho 2020 - 18:21

Prefeitura amplia cuidados à população idosa, a mais vulnerável à covid-19

Os idosos e pessoas com doenças crônicas são as maiores vítimas do novo coronavírus (covid-19) em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de as chances de contágio serem as mesmas para todas as faixas etárias, o risco de agravamento da doença aumenta à medida que a idade do paciente avança. Em Aracaju, essa tendência também é observada e tem deixado a gestão municipal em estado de alerta permanente.

Isso porque, até o último dia 27 de maio, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 42,7% dos pacientes hospitalizados em virtude de contaminação pela doença na capital possuíam 60 anos ou mais. Destes, 78,7% apresentavam comorbidades.

Ainda de acordo com o relatório, das 3.492 pessoas que testaram positivo até a data citada, 337 ou 9,7% dos casos eram de idosos, sendo 282 casos na faixa etária entre 60 a 79 anos e 55 casos a partir de 80 anos ou mais. Já a faixa etária entre 20 e 39 anos eram 48,4% das confirmações e 35,4% estavam na faixa etária de 40 a 59 anos.

"Aproximadamente 10% dos confirmados são pessoas de 60 anos a mais e este público é o público que pode agravar rapidamente, precisando de suporte de internamento hospitalar. Até o momento, os idosos ainda são o público que mais se agrava, ao ponto de precisar de um internamento hospitalar, de precisar de entubação e indo a óbito", afirma a diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Taíse Cavalcante.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯