03 Junho 2019 - 10:26

Estância sedia a 33ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe

Agência Sergipe
O Fórum reúne conselheiros de entidades públicas e privadas

O município de Estância, distante 70 km da capital, sediou na última sexta-feira (31), a 33ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur/SE), com a proposta de iniciar edições itinerantes. A ação é do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado Turismo (Setur).

Na oportunidade foi realizada a Leitura da Minuta do Regimento Interno que se encontra em fase de ajustes, discutido sobre o desafio das entidades no combate à Exploração Sexual Infantil, apresentado o Remapeamento do Turismo Brasileiro e, por fim, a aprovação das Instâncias de Governança dos Municípios Sergipanos por polos turísticos para composição do Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

Para a secretária executiva do fórum, Izabel Melo, está previsto no projeto que outras regiões também recebam o evento. "Turismo é relacionamento e chegou a hora de descentralizar, ou seja, levar o fórum para outros municípios permitirá o fortalecimento da cadeia turística. Estância recebeu tão bem a proposta que incluiu o fórum dentro da programação oficial de abertura dos festejos juninos, e a atitude demonstra a importância que a prefeitura depositou neste trabalho. Além disso, agradeço a parceria do Sebrae em todas as ações da Setur", disse.

"É uma honra receber uma evento que reúne os agentes do setor que discutem, planejam e executam ações em prol do turismo. E o que me deixa mais satisfeito é que esta edição aconteceu em um dia muito importante para nós, pois o dia 31 de maio é uma data histórica pela abertura dos festejos juninos. A terra do barco de fogo está em festa e a cidade muito movimentada", comemora o prefeito do município de Estância, Gilson Andrade.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, o encontro é mais uma conquista do segmento. "O Fórum teve uma grande participação dos agentes envolvidos e quem ganha é o turismo de Sergipe, já que foi dada a legitimidade ao trabalho desenvolvido nos últimos dois meses sobre o Mapa do Turismo Brasileiro de responsabilidade do Ministério do Turismo", explica.

Conselho

O Fórum reúne conselheiros de entidades públicas e privadas assim, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). "Passamos o dia discutindo temas pertinentes ao turismo e a grande vitória foi a validação das Instâncias de Governança que gera o alinhamento das políticas públicas com o MTur", afirma o presidente da ABAV/SE, João Ávila.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães, enalteceu a organização do encontro pelo Governo do Estado. Acrescentou ainda que a união do poder público, iniciativa privada, trade turístico e as universidades gerando novos conhecimentos e pesquisas na área é essencial para que o turismo de Sergipe consiga vencer os desafios atuais.

"Nosso maior desafio e digo de todos nós presentes aqui no Fortur é de estabelecer estratégias comuns e convergentes para implementar ações unificadas para o fortalecimento do turismo. Vi aqui o desejo de todos para que isso aconteça e eu sou otimista de que colheremos bons frutos a partir desta edição", finaliza o gestor. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯