04 Julho 2022 - 22:26

Cidade de Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza

Com o objetivo proteger a população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém ativas, neste segundo semestre, as campanhas de imunização contra a covid-19 e contra a influenza.

Para ter acesso a ambos imunizantes, o cidadão pode se dirigir a uma das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju. Também é possível receber as vacinas no drive-thru do Parque da Sementeira, pela manhã; nos postos itinerantes instalados nos três shoppings centers da capital; ou no Carro da Vacina, que continua circulando pelos bairros da cidade.

O serviço de vacinação contra covid, na fase atual, já disponibiliza a quarta dose de reforço para a população com idade acima de 35 anos. No caso da imunização contra influenza, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem recebê-la, desde o último dia 27; o imunizante continuará disponível até o fim do estoque de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Nessa fase de liberação da vacina da influenza para o público em geral, estamos utilizando as doses de vacinas que não foram buscadas pelo público prioritário durante as fases de convocação nos últimos meses. É importante que a população compareça às unidades de saúde para imunização contra a influenza o quanto antes, visto que só teremos essa vacinação até zerar o nosso estoque. O envio de novas doses só será realizado pelo Ministério da Saúde na próxima campanha de vacinação, que ocorre anualmente”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o último dia 30 de junho, cerca de 42% dos aracajuanos, dentro das faixas etárias recomendadas, já procuraram o reforço da vacina contra covid-19.

A professora aposentada Josiane Nascimento foi uma das pessoas que procurou o drive da Sementeira para receber a quarta dose da vacina anticovid.

“A vacinação é de suma importância porque é o único meio de, efetivamente, se prevenir. Eu passei pela covid-19, fiquei mal, mas sobrevivi. Minha vida é uma vitória, por isso eu digo que todo mundo deve tomar”, considera Josiane.

Apenas na última semana, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, 15.859 pessoas, da população geral, vacinaram-se contra a influenza na capital sergipana, como o aposentado Agnaldo Pina, 69 anos, que também escolheu o drive da Sementeira, onde recebeu ambas vacinas.

“Eu saí de casa para tomar a vacina, porque ela veio para curar cada um de nós. Se elas estão disponíveis, é um direito nosso e eu incentivo que todo mundo possa se imunizar também”, afirma Agnaldo.

No bairro Farolândia, na Praça da Juventude, onde o carro da vacina estava estacionado, a microempreendedora Rosimeire Sousa enfrentou o tempo chuvoso para se proteger.

“Sem a vacina as coisas estavam muito ruins. Com elas, graças a Deus, as mortes diminuíram bastante, o que é muito bom. Eu vim para me proteger e proteger a minha família e sempre dou forças para quem ainda está com dúvida, para que venha”, ressalta Rosimeire.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯