07 Julho 2022 - 02:00

Emurb compartilha informações sobre asfalto usado em kartódromo

Ana Lícia Menezes/PMA
Kartódromo Emerson Fittipaldi, situado na Orla da Atalaia

O Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ) é o material utilizado pela Prefeitura de Aracaju para aprimorar a malha viária da capital. De produção própria da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) de Aracaju, o asfalto é aplicado nas operações tapa-buracos e serviços de maior complexidade, como pavimentação e recapeamento asfáltico em ruas e avenidas da cidade.

Entre os meses de maio e abril, a gestão municipal fez a repavimentação do Kartódromo Emerson Fittipaldi, situado na Orla da Atalaia. Diante da qualidade do trabalho realizado, a Associação Baiana de Karts, por intermédio da Associação Sergipana de Karts, solicitou à Emurb o relatório completo com os detalhes sobre a composição do asfalto aplicado em Aracaju.

O intuito é que o mesmo processo seja replicado no Kartódromo Municipal Ayrton Sena, localizado no município baiano de Lauro de Freitas. A Diretoria de Operações da Emurb, responsável pela execução do serviço, aplicou 2.164 t toneladas de asfalto, em uma área que envolve a pista de corrida, box e área de pódio.

O secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica que o procedimento para recapeamento do kartódromo é um pouco diferente do usual. “O revestimento asfáltico é composto por areia, brita, pó de brita, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e o dope, que é um material que dá adesão entre eles. O traço é a quantidade de cada um desses quatro produtos que é inserido para gerar o asfalto. No kartódromo, mudamos um pouco esse traço, porque há um esforço de tração muito grande, então é preciso uma granulometria mais fechada. Ou seja, aumentamos o valor de CAP e do pó de brita e diminuímos a proporção de areia. Então fresamos, recapeamos, e concluímos o serviço com excelência”, pontua.

A mudança feita no traço do asfalto do kartódromo possui uma diferença mínima em relação ao que é utilizado nas ruas e avenidas da cidade. Outros aspectos demandam, também, a alteração do traço, como as áreas próximas a pontos de ônibus.

Apesar do procedimento ser minimamente diferente, foi desempenhado consoante às especificações e normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Engenheiros da Confederação Brasileira de Kart também acompanharam a obra, com sugestões e concedendo recomendações.

“Vamos compartilhar essas informações com a Associação Sergipana de Karts para que eles encaminhem para o pessoal da Bahia. Fazemos isso de muito bom grado, é um reconhecimento do nosso trabalho, especialmente de todo o pessoal da Diretoria de Operações e da Usina de Asfalto. Realmente foi um grande trabalho”, destaca Ferrari.

Foi adotado pela gestão municipal um controle máximo de qualidade, realizando o serviço em horários de temperatura mais amena, para que o sol forte não provocasse deformações na nova camada implantada, uma vez que o asfalto é aplicado a uma temperatura de 160°C. Após a conclusão da recapeamento, a pista foi deixada inativa por cerca de 60 dias, para garantir a cura do asfalto e, consequentemente, uma maior aderência entre o pavimento e os pneus. 

por Agência Aracaju

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