08 Julho 2020 - 22:23

Prefeitura orienta população a utilizar unidades de referência para desafogar hospitais

No enfrentamento à covid-19, a Prefeitura de Aracaju criou diferentes estratégias de atendimento às pessoas com suspeita da doença, todas estipuladas pelo Plano de Contingência elaborado pelo município. Uma dessas iniciativas foi a adaptação de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender a pacientes com síndromes gripais.

A iniciativa atendeu à previsão de que seria necessário ter locais específicos para o atendimento de casos de sintomas leves e moderados, a fim de desafogar as unidades de pronto atendimento Fernando Franco e Nestor Piva e funcionar como um filtro para frear a propagação da doença.

“Se a sintomatologia for mais evidente, porém ainda leve, os suspeitos devem procurar uma das oito UBS distribuídas por toda a capital. A maioria dos casos pode ser resolvido nessa etapa, pois os Hospitais Municipais (Fernando Franco e Nestor Piva), apesar de trabalharem em regime de porta aberta, possuem uma estrutura pensada para aqueles com quadro sintomático mais grave, como dificuldade de respirar, por exemplo”, afirma a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Ela explica que o primeiro contato que a pessoa pode fazer é através do MonitoraAju, pelo número 0800 729 3534, que serve tanto para orientação quanto para acompanhamento da evolução dos quadros, caso os sintomas realmente sejam característicos da doença. Segundo ela, muitas pessoas acreditam que nos Hospitais, por terem uma estrutura maior, há mais resolutividade, o que nem sempre é verdade.

“Cada unidade está preparada para atender com eficiência os casos para os quais elas foram pensadas, além do fato de que onde há pacientes com sintomas mais graves, há também mais riscos de infecção”, reforça a secretária, esclarecendo que a realização de exames para detecção do vírus é um ato médico.

"É importante explicar também que a solicitação de exames cabe ao médico. É o profissional que vai avaliar o paciente e a necessidade da coleta. Estamos explicando porque algumas pessoas desconhecem que há critérios para a realização dos exames", acrescenta a secretária.

As unidades de referência foram selecionadas de maneira a abranger as oito regiões de saúde de Aracaju: a UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont, e a UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário. Os pacientes têm acesso às unidades de domingo a domingo, das 7h às 20h.

As oito unidades de referência para síndromes gripais foram abertas de maneira gradativa, conforme a crescente na demanda de casos. Desde o mês março, quando as unidades passaram a ofertar esse tipo de serviço, até o fim de junho, já foram atendidas 19.462 pessoas, sendo registrados, apenas no mês de junho, mais de 10 mil atendimentos.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯