08 Dezembro 2021 - 14:33

Governo de Sergipe leva 10 toneladas de alimentos para Indiaroba na última entrega do PAA 2021

Pritty Reis/Seias
Ao todo, 1.199.915,64 milhão de toneladas de alimentos foram entregues através de 529 doações

O Governo de Sergipe realizou a última entrega do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Estadual 2020/2021, na última sexta-feira (3). Através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), a ação aconteceu no município de Indiaroba, no Sul Sergipano. Cerca de 10 toneladas de alimentos comprados de 59 pequenos agricultores foram doadas para 900 famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por equipamentos socioassistenciais no município. A convite da Prefeitura de Indiaroba, a entrega do PAA aconteceu durante a cerimônia de entrega dos cartões do novo programa Bolsa Família Municipal, que beneficia 120 famílias do município.

Desde 2020, R$ 3 milhões já foram investidos pelo PAA na modalidade "Compra com Doação Simultânea", com recursos do Ministério da Cidadania, atendendo a 589 agricultores e 129 entidades socioassistenciais em todo o estado. Ao todo, 1.199.915,64 milhão de toneladas de alimentos foram entregues através de 529 doações.

Entre os beneficiários que receberam os alimentos do PAA estava Érica Santos Barreto, 26 anos, que mora na região quilombola Cajueirinho. “Esse programa veio para amparar a gente. Essa alimentação vai ajudar muito, porque eu não vou precisar tirar esse valor de uma renda que eu nem tenho para comprar comida. É importante a continuidade de programas como este”. O beneficiário Jonatas Almeida Félix, 22 anos, também afirmou que o programa ajudará a sua família. “Na minha casa moram cinco pessoas. Esses alimentos vão ajudar na alimentação de minha casa e é muito importante porque é uma alimentação saudável”, complementou o indiarobense.

A agricultora Cláudia Tertuliano Santos, do Assentamento Sete Brejos, vendeu seus produtos para o PAA – a exemplo de batata, inhame e abóbora – e destacou a importância do programa para o escoamento da produção. “A gente plantava e não tinha pra onde vender. Esse programa veio para melhorar bastante tanto a vida do produtor quanto a do consumidor com uma alimentação adequada, beneficiando muitas famílias carentes e que muitas vezes não têm renda. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos, principalmente à Secretaria da Assistência do Estado, e a gente espera que continue melhorando cada vez mais”, afirmou.

União de esforços

Um novo edital está previsto para ser lançado, ainda neste mês de dezembro, de acordo com a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes. “Comemoramos aqui a última entrega do PAA Estadual dos editais que se encerraram. É um dia muito especial para todos os beneficiários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Vamos investir em um novo edital ainda neste ano, com previsão de investimento de R$ 1 milhão. Além disso, já estamos procurando alternativas para 2022 para que, independentemente do financiamento do Governo Federal, encontremos outros caminhos, com a possibilidade de investimento de recursos do poder estadual e do Fundo de Combate à Pobreza”, destacou Lucivanda.

O prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento Santos, agradeceu pelo trabalho em conjunto em prol da população mais vulnerável. “Quero agradecer aos servidores da Assistência Social e às várias secretarias que se envolveram neste momento. Hoje, é o melhor dia que já tive no governo de Indiaroba. A gente vem cheio de orgulho para um momento como este, enquanto cidadãos e cidadãs brasileiras. O PAA é um dos melhores programas do mundo. ‘Comprar de quem produz e entregar a quem precisa’ é revolucionário”, ressaltou. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯