09 Novembro 2019 - 20:31

No Bairro Industrial, revitalização da Orlinha agrada moradores e comerciantes

Após 16 anos de sua construção, a Orlinha do Bairro Industrial será revitalizada, um desejo antigo da população, sobretudo, daqueles que puderam acompanhar a transformação do bairro a partir da edificação do espaço. A Prefeitura de Aracaju autorizou, ainda na primeira quinzena de outubro, o início da obra que vai, mais uma vez, recompor o cenário local e se somar aos demais investimentos empregados pelo poder público municipal nesta localidade, para satisfação dos moradores.

O aposentado Alfredo Pereira, morador do bairro Industrial há mais de 50 anos, tem a orlinha como um local para relaxar, mas, se queixava do estado em que o espaço estava. “Quase em situação de abandono. E era uma tristeza passar por aqui, principalmente à noite, e ver que as pessoas já não freqüentavam tanto. Um lugar como esse merece ser valorizado e, agora, com essas melhorias que vão chegar, eu fico muito feliz porque vou ter mais gosto em caminhar pela orlinha, o que é motivo de orgulho também”, afirmou.

Batizado como bairro Industrial, justamente por ter uma grande concentração de indústrias e fábricas na década de 1920, o local está, aos poucos, voltando a ter grande movimentação de investimentos como, por exemplo, o mais recente centro de compras inaugurado no último mês de setembro. Por isso, a revitalização da Orlinha será um atrativo a mais para a região, o que virá a beneficiar a população local como um todo, principalmente, no aspecto econômico.

Permissionária do Centro de Artesanato Chica Chaves há 14 anos e moradora do bairro há mais de 30, Denise Moreira acredita que a revitalização vai beneficiar o movimento no espaço em que expõe seus trabalhos. “As pessoas deixaram de frequentar a Orlinha e, como isso, perdemos muito clientes também. Até os turistas que costumavam vir já não vêm com tanta frequência. Para nós, permissionários, é uma alegria saber que tudo vai melhorar com essa obra e já estamos na expectativa para dar um gás nas nossas vendas”, comentou.

Assim como Denise, Maria de Fátima Prado também é permissionária e, antes de tudo, moradora zelosa do bairro. Ela acompanhou a inauguração da Orlinha, em 2003, e, agora, já sonha com o espaço revitalizado. “Vamos ter gosto em passear, fazer exercícios físicos e, acredito, ficará até mais seguro. Só vejo coisa boa acontecendo com essa obra e era algo que já esperávamos há muito tempo”, destacou.

A Orlinha passará pela urbanização da praça, onde todo o piso será feito de concreto usinado, com aplicação de figuras decorativas; o parque infantil será recuperado, além do guarda-corpo e muro de contenção; o quiosque de apoio à contemplação e à arte será reconstruído. Serão recuperados a passarela, quiosques, o apoio ao Catamarã, o módulo policial, a contemplação e apoio ao turismo, a quadra e o píer.

Para tanto, a Prefeitura investe quase R$1,8 milhão nesta obra, que é executadacom recursos provenientes do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), tem prazo de 240 dias para a conclusão e será dividida por etapas, sendo que, a primeira delas abrange o trecho do canal do Bairro Industrial à ponte Construtor João Alves.

A notícia animou a dona de casa e artesã Romualda Ferreira, que viu a Orlinha se deteriorando com a falta de manutenção durante a gestão passada. “Eu tenho quatro netos e um deles quase se machucou brincando no parque, certa vez. Então, além de ser muito necessária, essa obra vai dar mais alegria às crianças e poderemos frequentar com mais gosto e segurança. Veio em uma ótima hora”, frisou.

Nascido e criado no bairro Industrial, o feirante Edenilson Soares, de 40 anos, acredita que o bairro ficará mais valorizado. “Vi essa Orlinha ser construída e, na época, foi muita alegria. Com o tempo e sem ver manutenção, perdemos até a vontade de passar por ela. Agora, sinto que as pessoas retornarão, as crianças poderão brincar à vontade e o bairro vai ficar mais bonito”, ressaltou.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯