10 Agosto 2022 - 21:28

Aracaju realiza campanhas simultâneas de vacinação nas UBSs

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, três importantes ações de imunização estão sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju, simultaneamente, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital: as campanhas de multivacinação e contra a poliomielite, além da ampliação da oferta da vacina contra a febre amarela para crianças de 9 meses a menores de 5 anos.

As campanhas contra a poliomielite e a de multivacinação seguem até o dia 9 de setembro, em todas as UBSs, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No dia 20 de agosto acontecerá o Dia D de vacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“Essas campanhas vêm para estimular a vacinação das crianças e adolescentes que estejam com algum esquema vacinal incompleto, atualizando a caderneta de vacinação. O município tem atuado com diversas estratégias para a campanha contra a covid-19, mas é fundamental que as crianças também estejam protegidas contra as demais doenças, e a vacina é a melhor proteção”, declara a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Públicos-alvos

Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, totalizando 33.137 crianças. Na multivacinação são imunizadas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Os imunizantes estão sendo ofertados em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, e para se vacinar é necessário que os pais ou responsáveis levem a criança até a unidade mais próxima à residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.

Febre amarela

A vacinação contra a febre amarela foi incluída no calendário de rotina das crianças com idade entre nove meses e menores de cinco anos, e também está sendo ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Desde 2016, quando a febre amarela emergiu no Brasil, envolvendo os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, e com a expansão de áreas de risco para o vírus, o Ministério da Saúde iniciou em 2017 o processo de implantação da vacina contra a febre amarela para todo o país.

Sendo assim, com essa ampliação, todas as salas de vacina do município estão vacinando as crianças dessa faixa etária. “Nesse primeiro momento, essa faixa etária infantil foi definida como prioritária esse ano. A partir de 2023, haverá a ampliação gradativa das demais faixas etárias. Sendo assim, as pessoas com idade a partir de 5 anos, recebem a vacina contra a febre amarela, caso necessitem viajar para áreas endêmicas, recebendo dose única pelo menos dez dias antes da viagem”, explica a secretária.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯