10 Dezembro 2019 - 20:58

Caminhões a Gás de fabricação chinesa são apresentados em Sergipe

Sergipe deu um grande passo para se transformar em um polo de petróleo e gás no Nordeste e uma das referências no Brasil. De forma pioneira, foram lançados no Brasil, os caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito (GNL). A ação ocorreu durante Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSPG), no Teatro Tobias Barreto, promovido pelo Governo de Sergipe e a empresa Golar Power, em parceria com as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e a Alliance GNLog, que também contou com a apresentação das potencialidades do Terminal de Regaseificação da Celse. Na ocasião, o governador Belivaldo Chagas anunciou uma série de medidas voltadas ao fortalecimento da área energética no estado.

“Estamos vivendo uma nova fase. Estamos mostrando hoje o quanto foi importante a iniciativa de fazer acontecer uma Termelétrica em Sergipe, que já está operando em fase de teste. Efetivamente, ela será inaugurada no inicio de março de 2020, por conta disso, a gente trabalha a possibilidade de investir na cadeia produtiva do gás, gerando emprego e renda para Sergipe. O estado tende a crescer a partir da Termelétrica e dos investimentos que estamos atraindo para cá. Estamos fazendo nossa parte, por meio de um planejamento estratégico, que tem nos apontado caminhos e meios de atingir metas de desenvolvimento voltadas para áreas estratégicas”, disse o governador Belivaldo Chagas.

Os caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) trazidos para Sergipe foram resultados do acordo entre a empresa Alliance GNlog e a Golar Power, no intuito de criar infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a gás natural liquefeito. A empresa Alliance GNlog irá viabilizar uma frota de caminhões movidos a GNL, enquanto a Golar Power ficará responsável pelo abastecimento destes veículos.

À frente do primeiro terminal privado de regaseificação no Brasil, a Golar Power é sócia da Celse na implementação da maior termelétrica da América Latina, a UTE Porto de Sergipe, com potência de 1,5 GW. “A ideia do evento hoje foi introduzir os caminhões movidos a GNL. São veículos 100% movidos a gás e a gente decidiu lançar esses equipamentos aqui em Sergipe aproveitando a infraestrutura que foi instalada aqui, a partir do qual nós pretendemos fazer uma cadeia de alimentação. Desenvolvendo uma malha de abastecimento desses veículos em todo o Nordeste”, explicou o CEO da Golar Power, Eduardo Antonello.

Na primeira etapa, serão colocados em operação quatro caminhões do tipo, fabricados na China e que já se encontram no Brasil. A meta é chegar a 1 mil unidades até o fim de 2020, com investimentos de, pelo menos, US$120 milhões. “Nós somos a primeira empresa no país a ter uma frota baseada em veículos movidos a Gás Natural Liquefeito. O caminhão tem uma autonomia de cerca de mil quilômetros, tem uma diferenciação básica em relação a um veículo movido a Gás Natural Comprimido, que é o GNV”, disse Ricardo Rezende, diretor geral da Aliancce GNLLog, destacando que os veículos representam pelo menos 15% a menos de emissão de CO2 em relação ao diesel.

Por meio dos caminhões movidos a Gás, a partir de Sergipe, será possível interiorizar o GNL para todo o Nordeste. A sobra do gás, produzida pela UTE Porto de Sergipe, será utilizada para redistribuir pelo interior de Sergipe. Inicialmente, pelos municípios de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória, por meio do Protocolo de Intenções entre a Golar Power e Sergas.

O CEO da Golar Power ressaltou, ainda, a parceria com governo do Estado para a realização dos investimentos em Sergipe. “A decisão da empresa, do grupo, de vir aqui para Sergipe, fazer o lançamento desses equipamentos justamente porque nós encontramos um modelo de parceria entre um ente público e privado muito saudável. Isso nos deu uma segurança para fazermos o lançamento desses veículos”, enfatizou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯