11 Setembro 2020 - 20:29

Governo do Estado autoriza parte das atividades classificadas como especiais

O governador Belivaldo Chagas anunciou, em coletiva à imprensa, no Palácio dos Despachos, nesta quinta-feira (10), a nova etapa da fase verde do Plano de Retomada da Economia de Sergipe e a liberação parcial de algumas atividades elencadas como especiais devido ao caráter de risco sanitário elevado e potencial de aglomeração de pessoas. As decisões, validadas pelo Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) em reunião anterior à coletiva, serão publicadas por meio de Resolução no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (11).

Belivaldo explicou que os avanços no estado se deve à analise dos números da pandemia, que têm caído em Sergipe e pediu que a população continue colaborando para que a queda seja contínua. “O caso em Sergipe é como se fosse um V invertido, tivemos um pico de crescimento até o dia 15 de julho, a partir dai, há uma queda, inclusive, servindo de estudo por parte de outros estados e de técnicos e cientistas. Talvez tenha sido fruto do trabalho de todos nós, para que pudéssemos segurar a onda de crescimento para chegarmos a esses números favoráveis de hoje. Mas continuo a pedir que a sociedade ainda tenha cautela e mantenha as medidas recomendadas, como distanciamento e uso de máscara, para que continuemos a avançar”, disse o chefe do Executivo estadual.

De acordo com a Resolução, a partir do dia 14 deste mês e respeitando os Protocolos de Saúde, academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas em geral passam a poder funcionar todos os dias, sem restrição de horário, com 75% de sua capacidade, não podendo exceder a quantidade de um cliente a cada 6 m². Também a partir do dia 14, bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares estarão liberados a funcionar todos os dias, das 06h às 0h, com aumento para 75% da capacidade, respeitando o distanciamento de 2m por mesa e no máximo 6 pessoas por mesa e demais medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias. Serão liberados, ainda, o sistema de self-service, buffet livre e rodízio. Já os shows de pequeno porte nesses estabelecimentos (Voz e Violão) poderão ser liberados a partir do dia 25 de setembro, desde que não haja piora na situação epidemiológica do estado.

Também a partir do dia 14, empresas e serviços de call-centers poderão funcionar com 75% da capacidade do local. A mesma capacidade vale para templos e atividades religiosas a partir da mesma data, sendo que permanece o funcionamento em todos os dias da semana, sem restrição de horário. O mesmo vale para shoppings, galerias e centros comerciais, cujo funcionamento passa a está condicionado à capacidade de 75% e permanece a liberação de abertura de segunda a domingo, das 10h às 22 h. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯