12 Agosto 2022 - 16:01

Com previsão de chuva para o final de semana, Defesa Civil de Aracaju intensifica monitoramento

Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju
Plataforma ClimAju ofrece serviço de previsão do tempo à população

Com previsão de chuva para o final de semana, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora, preventivamente, toda a cidade. Os dados obtidos a partir do serviço de meteorologia, que integra o ClimAju, indicam possibilidade de maior incidência de precipitações a partir da noite do sábado, 13.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que o monitoramento ocorre sistematicamente, levando em consideração as informações do serviço especializado, contratado pela Prefeitura de Aracaju, e dos Centros de Meteorologia.

"Com base na análise desses dados, adotamos todas as providências que sejam necessárias para redução de riscos ou transtornos à população. Ações preventivas são desenvolvidas cotidianamente e o Comitê de Gerenciamento de Crise está preparado para atuar de forma coordenada, diante das necessidades que possam surgir", indica o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que, conforme as previsões meteorológicas analisadas, até o momento, há possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte entre os dias 13 e 16, podendo somar 100 milímetros de acumulado neste período, sendo os maiores volumes esperados durante as noites do sábado (13) e do domingo (14).

"Nossas equipes estarão de prontidão, com as demais equipes da gestão municipal, para atendimento à população, que pode acionar órgão, em situação de emergência, através do número 199, que está disponível 24h", frisa o coordenador.

Especialmente em áreas de risco, diante da incidência de chuva, a população deve manter atenção a sinais de deslizamento de terra, como inclinação de árvores e postes; surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAj para acompanhamento das condições meteorológicas, em tempo real, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

por Defesa Civil de Aracaju

Comentários comentar agora ❯