13 Novembro 2019 - 22:23

Prefeitura capacita profissionais para qualificar atendimento às pessoas com deficiência

Com o objetivo de qualificar o atendimento prestado às Pessoas com Deficiência (PcD) atendidos nas unidades socioassistenciais do município, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira, 13, mais um curso de formação continuada para os profissionais que atuam no Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro DIA) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, no bairro Olaria.

A capacitação faz parte do Projeto de Formação Continuada para Trabalhadores da Assistência Social, desenvolvido pela Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Assistência Social de Aracaju e reuniu, pela segunda vez, coordenadores, educadores, cuidadores sociais e equipes técnicas do equipamento municipal.

Foram abordados temas como a Política Nacional de Assistência Social, a construção da autonomia de PcDs e o funcionamento do Centro Dia e sua articulação com outras instituições que atendem pessoas com deficiência na capital.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a gestão municipal tem a preocupação de capacitar os seus trabalhadores para que sejam ofertados serviços com qualidade.

"Nos preocupamos com a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos usuários em Aracaju porque esses encontros e capacitações fazem com que os nossos trabalhadores se engajem nos processos de aprimoramento profissional que permitem estar continuamente atualizados sobre tudo o que acontece e avaliem a sua atuação dentro das nossas unidades, especialmente no Centro Dia, onde os nossos meninos e meninas precisam de uma atenção ainda mais especial, fazendo a análise do processo de evolução de cada um", destacou a secretária.

De acordo com a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Maria do Socorro Lobato, as formações objetivam ao aprimoramento e fortalecimento da atuação profissional dos trabalhadores que atuam na ponta dos serviços.

"Hoje, realizamos mais um encontro com os profissionais do Centro Dia. É importante ressaltar que eles já desempenham as suas funções com muita eficiência e o que trouxemos foi um pouco mais de conhecimento sobre os assuntos que envolvem o fazer profissional de cada um para que o atendimento feito por eles sejam aprimorados para pessoas com deficiências diversas que chegam nessa unidade", explicou.

Coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena participou do curso e o avaliou como fundamental para ajudar os trabalhadores a refletirem sobre o seu exercício profissional.

"A partir do momento em que eles conseguem se perceber no ambiente de trabalho, o quanto esse trabalho impacta na vida daquele usuário e que um pode fortalecer o trabalho do outro, eles conseguem contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Os trabalhadores puderam compartilhar as suas experiências e tivemos um retorno muito bom de todos eles que perceberam o reflexo disso no seu exercício profissional. Foi uma manhã muito proveitosa", afirmou Edlaine.

A assistente social Luciana Campos trabalha no Centro Dia desde que a unidade foi fundada. Para ela, é fundamental participar de capacitações que ajudem a desenvolver o seu trabalho com mais eficiência.

"Essas formações nos auxiliam porque estamos ali no dia a dia com eles e precisamos de um apoio que nos subsidie a oferecer um atendimento com mais qualidade aos nossos usuários. Todas as atividades são planejadas para que conseguimos alcançar a evolução de cada um. Hoje, foi uma manhã muito proveitosa porque trocamos experiências e discutimos as políticas de assistência social voltadas a esse público. Foi muito válido", relatou.

A capacitação se estende até o primeiro semestre de 2020 com a promoção de debate aprofundado sobre outros temas relevantes e com equipes técnicas dos serviços da Assistência.

por Secom - Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.