14 Maio 2021 - 22:36

“A ideia é envolver cada vez mais os municípios”, diz Belivaldo sobre ampliação da testagem

Em entrevista, por telefone, a Narciso Machado, no Jornal da Fan, na manhã desta sexta-feira (14), o governador Belivaldo Chagas reforçou a necessidade de envolvimento dos municípios nas ações de combate à Covid-19. O governador ainda repercutiu as últimas medidas adotadas pelo Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae).

O plano de testagem ampla para detecção da Covid-19 será apresentado na reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), prevista para a próxima quinta-feira (20). Segundo Belivaldo, a ideia é uma testagem mais qualificada. “Os municípios têm recebido recursos para Covid-19. Então, a gente vai tentar envolver os municípios na compra de testes para testar mais a população. O que a gente quer é estreitar a parceria para iniciar uma testagem maior, a começar em dez municípios e depois ir ampliando aos 75 municípios. Porém, inicialmente, queremos fazer por região para termos uma atuação mais precisa”, explicou.

Belivaldo ressaltou que com o aumento da testagem, espera-se diminuir a disseminação do vírus. “A partir do momento que o cidadão é identificado como um portador do vírus, ele precisa evitar estar circulando, mesmo que esteja assintomático”, pontuou.

O governador falou ainda da possibilidade de medidas mais específicas nos municípios mais problemáticos, já a partir da próxima reunião do Comitê. “É possível, também, a partir da próxima reunião do Comitê que tenhamos decisões diferenciadas em função da gravidade de cada município”.

Com relação às últimas medidas adotadas, Belivaldo disse que a principal decisão foi manter as restrições. “Infelizmente, nós ainda estamos com números altos, em relação a óbitos e a novos casos. A alteração apenas que fizemos foi de suspender em alguns dias o Toque de Recolher, mas mantendo nos dias de quinta, sexta e sábado. O que a gente observa em relação ao toque de recolher é que evita, a partir de certo horário, aglomerações, porque você faz com que as pessoas fiquem mais em casa, mas você acaba conseguindo também a diminuição dos acidentes de trânsito e assim a procura pela assistência hospitalar. Dentro de trauma, isso acaba ajudando com relação aos médicos e à atualização de insumos que são necessários para tratar os pacientes com Covid-19”.

Considerando o panorama da Covid-19 no estado, Belivaldo disse que os cientistas atribuem a estabilidade dos casos ao surgimento das novas cepas. “Essa novas cepas estão causando este momento crítico. Sergipe como está com a cepa chamada P. 1 em nível elevadíssimo. Ela é mais agressiva, extremamente violenta e atinge principalmente os jovens”, alertou.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯