14 Dezembro 2017 - 20:36

Secretaria da Saúde assume o projeto de envio de amostras do Teste do Pezinho pelos Correios

A coordenadora da Política de Triagem Neonatal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciana Alves, fez na manhã desta quarta-feira, 13, a entrega de três mil envelopes para o Teste do Pezinho ao Hospital Universitário, unidade de referência no Estado de Sergipe. A entrega foi feita à coordenadora do Serviço do HU, Flávia Oliveira da Costa, que destacou a importância do programa na prevenção de doenças dos recém-nascidos.

Os envelopes foram confeccionados pela Secretaria de Estado da Saúde, que fechou contrato com os Correios para o envio das amostras. Estas são coletadas nas Unidades Básicas de Saúde dos 75 municípios. “Os postos de coleta recolhem as amostras, que são acondicionadas nos envelopes e levadas às agências dos Correios que, por sua vez, entregam-nas no Serviço de Referência no Hospital Universitário”, explicou Luciana Alves.

Segundo ela, o projeto era arcado pela Gestão de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde. No entanto, a atual gestão enviou ofício para todas as Secretarias de Estado da Saúde avisando do cancelamento do projeto e deu um prazo de 120 dias para que Estados e municípios se organizassem na tarefa de enviar às amostras ao Serviço de Referência.

“O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, entendeu a importância do Serviço e trouxe para si a responsabilidade, firmando contrato com os Correios para esta finalidade. Adquirimos os envelopes e hoje estamos dando início a essa nova etapa do projeto”, ressaltou a coordenadora da SES, acrescentando que Sergipe tem atualmente 268 postos de coleta de amostras para o Teste do Pezinho.

Luciana Alves destaca que o que moveu a SES a fechar o contrato com os Correios foi a necessidade de se reduzir o tempo entre a coleta, a entrega da amostra no HU e a liberação do resultado. “Quando menor o tempo nessa cadeia de ação, mais rápido podemos identificar possíveis doenças em recém-nascidos e mais célere será o início do tratamento no próprio HU”, salientou a coordenadora, informando que os envelopes foram entregues no hospital para seguirem junto com os insumos – lanceta e cartão -, que já são enviados pelo HU.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯