15 Fevereiro 2019 - 21:37

Manutenção da Orla da Atalaia garante beleza a um dos principais cartões postais de Sergipe

Considerada uma das orlas mais bonitas do Brasil, a Orla da Atalaia faz sucesso não só nos cartões postais. Ela também é ponto de encontro para turistas e sergipanos, que são atraídos diariamente para os seis quilômetros de área urbanizada da praia de Atalaia, zona Sul de Aracaju (SE). Ali, o foco do trabalho do Governo do Estado é garantir que toda essa beleza seja mantida com os serviços de manutenção dos equipamentos e áreas de lazer.

Além da recuperação da passarela em frente aos Arcos, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), está recuperando trechos da calçada que circunda a região dos lagos e mantém a rotina diária de limpeza e conservação de toda a extensão da orla, manutenção do paisagismo, recuperação de bancos de concreto e pintura dos espaços que são alvos constantes do vandalismo.

Há três anos vendendo espetinhos de queijo na faixa de areia próxima aos arcos, Marcos José Santos, 37 anos, elogia a recuperação da passarela de madeira em frente a um dos locais mais visitados da região. "Passo por esse trecho todos os dias e percebo que sempre tem trabalhadores cuidando das coisas aqui. Estou gostando muito da reforma dessa passarela, pois o movimento é muito. Tomara que os frequentadores conservem", destaca o vendedor.

E ele não é o único a perceber todo este cuidado. A guia turística, Alcione Pereira, 42 anos, costuma conduzir os banhistas até as barracas e diz que a recuperação da passarela é muito importante para o local. "Essa é a passagem principal de quem vem da Passarela do Caranguejo, do terminal de ônibus e de vários hotéis aqui perto. Fico feliz pela recuperação, já que estava deteriorada por causa da maresia, e também dos malandros que quebrava as tábuas. Já dá para perceber que estão colocando peças novas e que vai ficar nota 10", comemora.

Colaboração

O trabalho realizado pelo Governo do Estado de forma rotineira garante que o local esteja sempre conservado, no entanto, a população pode colaborar neste processo. Ao notar algum ato de vandalismo, o cidadão pode reportar a situação ao posto de atendimento da Sedurbs, situado no ‘Mundo Maravilhoso da Criança’ ou, também, denunciando através do 190.

De acordo com o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, o Executivo faz o que lhe compete, porém, uma parte da população não contribui para a conservação. “O Governo do Estado é consciente de que os cuidados técnicos são indispensáveis para o funcionamento regular dos equipamentos e isso mantém uma equipe de trabalho permanente em toda a extensão da orla sob sua responsabilidade. Porém, por conta dos inúmeros atos de vandalismo praticados rotineiramente na orla pedimos que a população seja também ativa e fiscalizadora, pois trata-se de um patrimônio público que deve ser conservados por todos”, enfatiza.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯