15 Agosto 2018 - 18:33

Sistema de monitoramento reforça o uso da tecnologia para a segurança

Desde o início de agosto, cada uma das 18 viaturas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) passou a contar com um tablet conectado às câmeras de todos os órgãos municipais, a exemplo das unidades de saúde da capital. O sistema, que se comunica com a Central de Monitoramento da GMA, veio para integrar as medidas de segurança adotadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e tem como objetivo principal, além de prevenir, garantir maior agilidade no tempo-resposta no atendimento às ocorrências por toda a cidade.

Recentemente, Aracaju entrou numa estatística preocupante que a colocou como a segunda capital mais violenta do país. Mesmo que a Constituição Federal aponte que segurança pública seja um dever do Estado, a Prefeitura de Aracaju entende que, somente com a somação de esforços, é possível alcançar o desenvolvimento, em qualquer um dos âmbitos da política pública. Por isso, a aquisição dos tablets passou a integrar as ações efetivas nos moldes do Planejamento Estratégico da gestão que, com o foco na construção de uma cidade humana, criativa e inteligente, se utiliza também dos meios tecnológicos para levar mais segurança à população e, consequentemente, vislumbra a retomada na qualidade de vida dos moradores.

"Essa é uma implementação da cidade inteligente da proposta de campanha do prefeito Edvaldo Nogueira e vem somar de forma fundamental porque, a partir de agora, dentro da viatura, o guardião vai acompanhar todos os órgãos municipais que têm instalado o monitoramento eletrônico. Todas as imagens estarão disponíveis. Esse tablet é dotado de GPS, então, dentro da Central, temos a localização de todas as viaturas, de modo que, em caso de necessidade, a mais próxima será imediatamente despachada com apoio de motocicletas, se for o caso", destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Pelo tablet, os guardiões têm acesso ao sistema onde aparecem imagens das câmeras de monitoramento. Além disso, há uma lista de todos os órgãos que possuem câmeras e, caso desejem, os guardiões podem, com apenas um clique, selecionar o local e verificar as imagens específicas. "Nós recebemos as imagens na Central e cada viatura no seu tablet pode visualizar também as imagens. O sistema acusa uma invasão e seleciona a câmera. A partir daí, a sequência de imagens é selecionada e a GMA vai para o atendimento", explicou o secretário.

Já no primeiro dia de efetivação do sistema nas viaturas, três tentativas criminosas foram frustradas. "Ainda não podemos precisar o quanto reduziremos no tempo reposta das ocorrências, mas, para se ter uma ideia, como é acionada a viatura que está mais perto do local e o GPS informa qual a rota mais rápida, já tivemos situações da GMA chegar em dois minutos no local, então, sem dúvida, é uma ferramenta que vai nos ajudar ainda mais na rotina diária. Essa foi uma iniciativa muito importante na qual os guardas serão auxiliados no trabalho e também na própria segurança. O sistema é muito simples, com funções práticas. O manuseio é muito fácil, então, só podemos destacar pontos positivos", afirmou o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯