16 Dezembro 2017 - 09:55

Mutirão de cirurgias de cataratas em Estância devolve qualidade de vida a pacientes

Visão melhor e mais qualidade de vida. Estas são as conquistas dos quase 600 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que participaram do mutirão de cirurgias de catarata, realizado nas duas primeiras sextas-feiras (1 e 8) e dois primeiros sábados (2 e 9) deste mês de dezembro, no Hospital Regional de Estância, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE).

Com o mutirão foram beneficiados pacientes de toda a região sul do Estado que têm como referência hospitalar a unidade da Região de Estância. O valor da iniciativa pode ser mensurado nas palavras do superintendente do hospital, Danilo Conceição: “Ação como esta é de extrema importância para devolver a qualidade de vida das pessoas e, sendo realizada na região de saúde do paciente é ainda mais louvável. Veja, 95% dos pacientes para cirurgias de catarata são idosos que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para se deslocarem para a capital ou outras regiões”, disse.

O mutirão atendeu pacientes de cidade como Itabaianinha, Umbaúba, Arauá, Boquim, Cristinápolis e demais municípios da região. “Foi um grande sucesso e só lamentamos por aqueles pacientes que não puderam fazer a cirurgia por questões de saúde”, salientou o superintendente, destacando a parceria com o instituto.

“Fizemos uma parceria com o IOSE e conseguimos colocar em prática o mutirão. O Instituto cedeu os profissionais e foi utilizada a estrutura do hospital, ou seja, centro cirúrgico, duas enfermarias, uma recepção e uma sala pós-cirúrgica. Estamos felizes porque muitas pessoas foram beneficiadas”, pontuou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯