17 Outubro 2018 - 10:11

Saúde alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca

Durante a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz o alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Na tarde desta terça-feira, 16, foi realizada uma palestra com o tema para o grupo do Programa de Controle do Tabagismo, do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco.

Segundo a referência técnica (RT) do Programa Municipal de Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, o tabagismo é um fator de risco, e se for associado ao consumo de álcool este risco aumenta mais.

“Além do fumante aspirar a fumaça que vai para o pulmão e causar o câncer, o hábito de fumar também traumatiza os lábios e pode provocar o câncer de boca. Por isso é importante alertar a estas pessoas que estão predispostas a deixar de fumar para fazer o autoexame e se detectar alguma anormalidade deve fazer a biópsia, pois quanto mais rápido for o diagnóstico precoce, mais é possível a cura”, informou.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Cemar Augusto Franco que ministrou a palestra, Fernanda Cabral, explicou que o local de referência para a realização da biópsia é no próprio Centro. “Mas ainda existe um outro local de oferta do serviço. Temos uma parceria com o cirurgião-dentista Alan Ulisses, e ele também faz a biópsia no Hospital de Urgência de Sergipe”, esclareceu. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯