20 Fevereiro 2018 - 21:46

ITPS auxilia empresas de Sergipe no controle da qualidade dos fertilizantes

Produtos indispensáveis à produção agrícola, os fertilizantes produzidos em Sergipe são submetidos - por intermédio das empresas produtoras, misturadoras e distribuidoras – a um controle de qualidade do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

O Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS é quem analisa os fertilizantes oriundos das empresas em Sergipe, sendo a única instituição pública no estado, que é credenciada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a oferecer esse tipo de serviço. No último triênio, foram realizadas no ITPS, em média, 800 análises por ano.

“Na produção de fertilizantes, as empresas devem adotar um controle de qualidade, que pode ser feito em laboratório próprio ou cadastrado ao Mapa. Em Sergipe, o ITPS atende a maior parte das empresas, garantindo, conforme a metodologia utilizada do Mapa, a qualidade dos fertilizantes”, explica o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

A análise de fertilizantes consiste em uma verificação dos teores de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e dos micro e macronutrientes, a exemplo de cálcio, manganês, boro, enxofre, alumínio, cloro, entre outros elementos. “Os ensaios são importantes para que as empresas atestem a qualidade do seu produto, especialmente a quantidade de cada elemento químico presente”, detalha Sérgio Mendonça, engenheiro químico do Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS.

Assim como as empresas, os agricultores também podem solicitar a análise de fertilizantes ao ITPS. “Esses produtos interferem diretamente na produção agrícola. É preciso que os agricultores solicitem a análise do fertilizante para saber se a concentração dos nutrientes está de acordo com as especificações do produto recomendado pelo agrônomo”, revela Sérgio.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯