21 Julho 2022 - 08:00

Escolas municipais de Aracaju começam a receber cadernos para a Avaliação Diagnóstica

Walter Martins/PMA
Cadernos serão entregues em todas as 44 escolas de Ensino Fundamental

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju começaram a receber os cadernos de provas para a Avaliação Diagnóstica da rede, que acontece nos dias 25 e 26 de julho. No total, mais de 36 mil cadernos serão distribuídos nas unidades até o fim desta semana.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática, que compõem a avaliação diagnóstica de percurso, foram elaboradas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e serão aplicadas em 684 turmas, atingindo cerca de 18 mil alunos do 2º ao 9º ano. A instituição será responsável pela aplicação desta e da avaliação final, que será realizada no final do ano letivo. Além disso, o CAEd também ofertará formação sobre como utilizar os resultados das avaliações para subsidiar as ações nas escolas.

"Iniciamos, hoje, a distribuição, para que tenhamos uma estrutura toda pronta nos dias 25 e 26. São 18 mil cadernos de prova de Língua Portuguesa e 18 mil de Matemática, totalizando 2,8 toneladas de material, entre provas e cartões de respostas. Os cartões de respostas são nominais para todos os alunos devidamente matriculados nas turmas de 2º ao 9º ano, mas há uma quantidade extra em torno de 5%, tanto de cartões de resposta, quanto de cadernos de prova, para caso exista alguma mudança de turma ou algum imprevisto que ocorra durante a aplicação", explica o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

Até o fim da semana, todas as 44 unidades que ofertam Ensino Fundamental receberão o material.

"É uma avaliação muito importante para traçar novas estratégias para que eles possam melhorar futuramente. Percebi que nesses dois anos que ficamos afastados presencialmente, ocorreu uma quebra do aprendizado e, agora, estamos começando a recuperar, tanto que, na primeira avaliação de leitura, tivemos muitos alunos que faltaram, mas, na última, aumentou bastante a adesão. Há uma maior conscientização dos pais e, também, vontade de fazer com que os filhos aprendam, melhorem e cresçam. Acredito que a família também é importante nesse processo", destaca a coordenadora administrativa da Emef Presidente Vargas, Kátia Valmont.

Resultados

Para consultar os resultados das provas, os gestores escolares e professores terão uma plataforma exclusiva na internet. A plataforma funcionará como um mapa da avaliação educacional básica de Aracaju e estará ao alcance de gestores e professores da rede municipal de ensino e foi desenvolvida pela mesma instituição responsável pela elaboração e aplicação das provas, o CAEd.

Com a plataforma de avaliação e monitoramento, as escolas terão acesso aos resultados de desempenho dos estudantes nas avaliações realizadas pela rede e as ferramentas para a elaboração e o monitoramento de projetos e programas educacionais. Além disso, conta, também, com um ambiente de desenvolvimento profissional voltado à interpretação e ao uso dos indicadores publicados nesta plataforma.

"A inserção dos dados na plataforma acontece logo após a aplicação de cada avaliação. Cada gestor escolar já está com acesso à plataforma e poderá acompanhar em tempo real o lançamento dos dados pelos aplicadores, ao mesmo tempo em que a equipe da Semed também fará o acompanhamento de todas as escolas, para certificar que tudo ocorra de acordo com o programado", pontua Evilson.

Cinco dias após o lançamento de todas as respostas na plataforma, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) enviará para as escolas a devolutiva pedagógica, com os percentuais de acertos, relação das maiores dificuldades dos alunos e as orientações pedagógicas para o trabalho com os estudantes.

"Essas orientações estarão disponíveis para todos os gestores escolares e professores das escolas, que poderão acessar com um perfil e senha específico para acompanhar os resultados de seus alunos individualmente. Durante o período de aplicação da prova, a plataforma estará aberta para os gestores escolares, mas após a divulgação do resultado, liberaremos o acesso para todos os professores da rede municipal em turmas de ensino fundamental", complementa Evilson. 

por PMA

Comentários comentar agora ❯