20 Setembro 2018 - 10:02

Semana Nacional de Trânsito ressalta soma de esforços para superação de desafios

Silvio Rocha
odos são responsáveis pela qualidade do trânsito na cidade onde vivem

Todos são responsáveis pela qualidade do trânsito na cidade onde vivem. Circular por Aracaju é fazer parte de um organismo, onde precisa-se compreender que o respeito mútuo e a imposição da civilidade na resolução de conflitos é imprescindível. Desta maneira, a Prefeitura de Aracaju realizará, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito (SNT-2018), cujo tema “Nós somos o trânsito” ressalta que os desafios só serão superados com a união.

A SNT é coordenada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as ações serão desenvolvidas em todos os estados brasileiros. Em Sergipe, ela é coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran).

Dentro deste “organismo”, a SMTT atua como o sistema imunológico, reagindo aos eventuais comportamentos nocivos contra a totalidade. Assim, cabe ao agente de trânsito representar os anticorpos. O membro da Coordenadoria de Educação para Trânsito, Diego Soares, atua há dez anos como uma dessas “células”. “O grande problema é o desrespeito. As pessoas mesmo com todo o conhecimento da legislação de trânsito, de tudo que é passado nas autoescolas optam pelas atitudes equivocadas, buscando vantagens indevidas”, diagnostica.

O tratamento para o problema passa pela necessidade de compreender que as ações individuais afetam toda a comunidade, desta forma agir com cordialidade é o melhor para todos. “Eu levo à frente a mensagem de humanização do trânsito. Se somos bons profissionais, filhos e estudantes, por que não levamos esse comportamento para guiar nosso meio de locomoção?”, questiona Diego.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯